MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Paladini retoma proposta que inclui Aceguá na Região Metropolitana da Zona Sul

Publicada em 17/04/2017
Paladini retoma proposta que inclui Aceguá na Região Metropolitana da Zona Sul | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Parlamentar argumenta que aglomerações urbanas têm função pública para gestão

O deputado estadual Catarina Paladini, do PSB, solicitou o desarquivamento da redação que cria a Região Metropolitana da Zona Sul do Estado, composta pelos municípios de Aceguá, Amaral Ferrador, Arroio do Padre, Arroio Grande, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Chuí, Herval, Jaguarão, Morro Redondo, Pedras Altas, Pedro Osório, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Santana da Boa Vista, São José do Norte, São Lourenço do Sul e Turuçu. A proposta, apresentada à Assembleia Legislativa, em 2013, havia sido arquivada ao final da legislatura passada. O texto, agora, volta para a análise da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa.

A regiões metropolitanas devem ser definida por leis, com base em estudos e critérios técnicos bem definidos, que contemplem a continuidade ou contiguidade da malha urbana, a dimensão demográfica e a complexidade das funções (indústria, comércio, serviços, gestão econômica) exercidas pelo espaço urbano, assim como as relações entre o núcleo e os centros urbanos do seu entorno (deslocamentos para trabalho, negócios, estudos e serviços, além de relações entre empresas). "Estas aglomerações urbanas têm função pública para gestão comum de estrutura viária regional, de transporte viário de passageiro e de cargas, de sistema de saúde, de informações regionais atinentes à economia, à gestão e ao sistema cartográfico", argumenta o deputado, em sua justificativa.

Paladini sustenta que a matéria é constitucional. Ele também menciona as vantagens oriundas do reconhecimento de uma região metropolitana, com destaque para "o fator condicionante do diálogo entre os municípios que compõem a área ou microrregião em vários aspectos do poder local, sejam eles econômicos, sociais ou culturais, na busca de soluções comuns, de melhorias, avanços e na construção conjunta de um planejamento regional", pontua, na justificativa do texto que retorna à pauta do parlamento gaúcho. O colegiado, agora, deve indicar um relator para a matéria. Não existe prazo para votação em plenário.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br