MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Editorial

Mudanças necessárias

Publicada em 18/04/2017

As novas atualizações na Lei Rouanet, publicadas no Diário Oficial da União na semana passada, abrangem a gestão de profissionais, a classificação e distribuição dos projetos, além dos procedimentos de análise e emissão de pareceres técnicos. As novas regras, que serão aplicadas a partir do próximo edital de contratação, também contemplam os pareceristas técnicos. As mudanças prometem tornar mais ágil o processo de liberação de recursos. O sistema de análise das propostas, neste sentido, precisa, de fato, ser revisado. O que se espera, entretanto, é que as alterações também promovam avanços maiores.

O novo modelo, conforme informou o governo federal, por meio de nota oficial, deve trazer a atualização do valor pago por cada parecer emitido. A intenção é criar, através do Ministério da Cultura, uma espécie de banco com profissionais mais qualificados. Pelo sistema em vigor até então, cada parecerista só poderia analisar projetos de níveis pré-estabelecidos, o que acabava gerando, em determinado momento, acúmulo de análise, e em outros casos, a ociosidade. Ocorre que não haverá mais a separação para atuação em apenas determinados projetos, definidos pelo nível de complexidade.

O trabalho desenvolvido pelos pareceristas é uma das fases de análise responsável pelo processo de aprovação dos projetos apresentados ao Ministério da Cultura. Com base nas definições da nova portaria, a análise se dará com nova abordagem na emissão do parecer técnico. O profissional, basicamente, deverá realizar uma avaliação mais cuidadosa em cada um dos itens técnico-orçamentários, de forma a aprimorar o estudo das propostas antes de chegar à Comissão Nacional de Incentivo à Cultura. Na teoria, a mudança promete democratizar o acesso à Lei Rouanet. Resta torcer para que funcione, na prática.

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br