MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Bio Urcamp 2017

Biourcamp atuando no desenvolvimento de novas economias sustentáveis

Publicada em 19/04/2017
Biourcamp atuando no desenvolvimento de novas economias sustentáveis | Bio Urcamp 2017 | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Ricardo Dourado Furtado abordou sobre olivicultura na região

Como já acontece há sete edições, o BioUrcamp expõe temas relacionados ao meio ambiente e de interesse regional. As atividades deste ano ocorreram no último final de semana, no campus rural da Universidade, e teve como destaque a palestra “Olivicultura e Sustentabilidade”, do Dr. Ricardo Dourado Furtado.
O Brasil é um dos maiores consumidores dos produtos provenientes da oliveira. No caso do azeite de oliva, a importação brasileira é a segunda maior do planeta. Somente esses números já justificariam investimentos em um mercado tão promissor. Cabe ressaltar ainda que 99% do consumo total são importados, majoritariamente da Europa. O mercado interno, portanto, desponta com um gigantesco leque de oportunidades.
Furtado ressalta que embora a demanda nacional movimente cerca de um bilhão de reais, nossa produção ainda é irrisória. Para se ter uma ideia, atualmente, as oliveiras produzidas no Rio Grande do Sul somam apenas dois mil hectares de plantações; quando no caso da soja, são mais de cinco milhões de hectares. Mas ainda em processo de consolidação, a atividade já pode ser vista como ferramenta para retomar significativos avanços econômicos à Metade Sul. Atualmente, 90% do cultivo estadual estão nessa região.
“As expectativas são as melhores possíveis. Isso porque, dentro da produção primária, a olivicultura é uma das mais rentáveis. Há também a necessidade de industrializar os processos de exportação, podendo gerar muitos empregos”, acredita Furtado.
Segundo o palestrante, que também é engenheiro agrônomo, Auditor-Fiscal Federal Agropecuário e chefe da DPDAG (Divisão de Política, Produção e Desenvolvimento Agropecuário) da Superintendência Federal da Agricultura no RS, a importação eleva o custo para o país, além de gerar uma perda na qualidade do produto. “Ao contrário do vinho, que melhora gradativamente, o azeite perde suas propriedades com o tempo. Portanto, a importação gera esses e outros transtornos”, enfatiza.

Estado com condições favoráveis
As plantas encontram dificuldades de adaptação ao clima brasileiro. Contudo, no bioma pampa, as condições foram consideradas propícias ao cultivo. Isso porque a tendência natural da planta é prosperar em climas mediterrâneos, onde há estações muito bem definidas. O nosso frio moderado, semelhante aos países europeus que dominam a produção mundial, é fator determinante. No entanto, a umidade ainda é um diferencial indesejado por aqui.
A oliveira possui cultivo a longo prazo e safra instável, requerendo paciência e informação por parte dos produtores. A planta leva, em média, 10 anos para atingir o auge de sua produtividade; e devido ao clima, é comum as quantidades variarem a cada colheita. Por isso, o engenheiro defende a criação de um curso superior de olivicultura, para dar atenção especial a essas e outras especificidades. “É um curso ainda não presente no Brasil, mas que existe e seria um diferencial enorme para consolidar a prática na região”, finaliza.
E como esse novo modelo econômico está começando, os estudos e atividades também. Já está prevista uma próxima visita do Dr. Ricardo Dourado a Bagé. Ao que tudo indica, para apresentar uma degustação de azeites de oliva durante o Congrega Urcamp, em outubro.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br