MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Bio Urcamp 2017

Um debate sobre o potencial medicinal dos fungos

Publicada em 19/04/2017
Um debate sobre o potencial medicinal dos fungos | Bio Urcamp 2017 | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Minicurso apresentou novo olhar sobre as espécies de fungos encontradas no Bioma Pampa

Ministrado pelo biólogo Jordano Nunes Machado e pelo farmacêutico Guilherme Cassão Marques Bragança, o minicurso “Potencial farmacológico de fungos macroscópicos da Região do Pampa” tem como objetivo apresentar um novo olhar sobre as espécies de fungos macroscópicos encontradas no bioma pampa, debatendo sobre as suas prováveis propriedades medicinais.
Machado conta que a pesquisa se originou do seu trabalho de conclusão de curso, onde foi feita uma análise das principais espécies de fungos macroscópicos, ou seja: visíveis a olho nu, encontrados na região e da forma como as pessoas as utilizam em seu benefício. No total foram estudadas 28 espécies na área coberta pela pesquisa. O biólogo salienta que muitos desses fungos foram identificados no próprio campus rural da Urcamp. “Grande parte dos fungos macroscópicos que nós estudamos têm potencial na culinária, o que as pessoas não reconhecem é que muitos deles produzem substâncias que acabam sendo tóxicas ao organismo”, afirma.
Após observar os resultados e tendo em vista que muitos fungos já são usados pela medicina, o pesquisador diz ter começado a questionar se essas substâncias, que em grande quantidade são extremamente tóxicas, em pequenas doses não poderiam ser utilizadas com o objetivo de trazer benefícios farmacológicos. Machado acredita que ao apresentar e debater essas informações com futuros biólogos, está mostrando para uma nova geração de pesquisadores um patrimônio natural da nossa região que precisa receber um maior destaque.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br