MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

ELLAS

Benefícios do vinho à saúde

No início do mês, a médica Cledinara Rodrigues Salazar explanou sobre os benefícios do vinho à saúde, a pedido das integrantes da Confraria Borbulhas da Campanha, a qual ela faz parte.

Publicada em 21/04/2017
Benefícios do vinho à saúde | ELLAS | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Médica explanou sobre benefícios do vinho para integrantes da Confraria Borbulhas da Campanha

Benefícios do vinho à saúde

No início do mês, a médica Cledinara Rodrigues Salazar explanou sobre os benefícios do vinho à saúde, a pedido das integrantes da Confraria Borbulhas da Campanha, a qual ela faz parte.

O assunto, sempre pertinente, atraiu a atenção das confrades, e hoje o Caderno Ellas compartilha com nossos leitores, fragmentos do material que foi apresentado, .


História do vinho...

O vinho sempre esteve, de alguma forma, vinculado à história do homem, seja por ser uma bebida com sabor e personalidade próprios ou pelos benefícios que traz à saúde. Importantes civilizações antigas, como os egípcios, os gregos e os romanos, além dos hindus, utilizavam vinho como remédio para o corpo e para a alma.

Com certa ênfase, a imprensa e a comunidade científica têm retomado o debate sobre a relação do vinho com a qualidade de vida, principalmente nestes últimos anos, em que as atenções se voltam aos complexos vitamínicos, florais, exercícios e a totalidade de receituários que indiquem chances de longevidade e energia. Isto fez com que houvesse um interesse crescente, relacionando o consumo moderado de vinho aos prováveis benefícios que possa proporcionar ao homem.

A médica salientou que estudos desenvolvidos no mundo inteiro comprovam que o vinho, tomado em quantidade moderada, contribui para a saúde do organismo humano, aumentando a qualidade e o tempo de vida.


#Benefícios

As pesquisas relacionam o consumo moderado de vinho a benefícios à saúde humana, especificamente no que diz respeito a doenças cardiovasculares, à prevenção de vários tipos de câncer, e até a doenças hepáticas e senilidade.


Resveratrol

Os compostos aos quais foram atribuídas as possíveis ações terapêuticas do vinho são conhecidos como compostos fenólicos ou polifenóis. Dentre estes compostos, cabe destacar o resveratrol, que é classificado como a substância que mais beneficia o organismo com proteção a doenças.

Prevenção de doenças cardiovasculares

>>> O consumo de vinho, principalmente tinto, ingerido regularmente durante as refeições, aumenta o HDL , diminuindo, com isso, o LDL  no sangue, o que reduz o risco de arteriosclerose e de infarto.

Estas substâncias são capazes de agir sobre as placas de gordura (ateromas) localizadas nas artérias, as quais levam à redução da luz do vaso, bem como inibir a formação de coágulos sanguíneos (trombos), que são algumas das maiores causas dos problemas vasculares.

 >>> O consumo moderado de vinho tinto também melhora a função cardíaca no miocárdio isquêmico através da proteção da função endotelial.


Prevenção do câncer

A médica comenta que estudos recentes demonstram que, devido ao fato do resveratrol ser um antioxidante, ele é considerado um agente químico responsável por atividades anticancerígenas, bloqueando a evolução de processos neoplásicos e atuando nos três estágios do câncer (iniciação, promoção e progressão).

           

Outros efeitos benéficos da bebida

Para os europeus, o vinho é considerado um complemento alimentar, pois contém carboidratos, vitaminas e minerais provenientes da uva. Além da água, a bebida ainda fornece ao organismo energia na forma de açúcares, como glicose e frutose. O vinho contém algumas vitaminas como, por exemplo, biotina, ácido pantotênico, niacina, tiamina e ácido ascórbico.


A dose certa

Em 100 ml (metade de um copo) existem de 8 a 10 g de etanol. Portanto, quem toma quantidades excessivas de vinho (mais de meio litro), independente de sua qualidade, está sujeito aos desagradáveis efeitos de intoxicação etanólica no dia seguinte.

Bebido com moderação, o vinho pode ser um ótimo estimulante do apetite, pois o álcool aumenta a produção do suco gástrico, o que dá maior sensação de fome. O ideal é brindar a saúde e o prazer com apenas dois copos de vinho por dia, um no almoço, outro no jantar.

Em resumo: o néctar dos deuses é delicioso e faz bem. Quando acompanhado de bom senso, fica melhor ainda.

 

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br