ANO: 23 | Nº: 5764
21/04/2017 Fogo cruzado

Bocão propõe instalação de câmeras em ônibus do sistema de transporte coletivo

Foto: Antônio Rocha

A proposta de lei que obriga as empresas a instalar sistema de segurança nos veículos que compõem a frota do transporte público de passageiros, em Bagé, será avaliada pelas comissões técnicas da Câmara a partir da próxima semana. O texto, proposto pelo líder do PTB no Legislativo, vereador Ramão Bogado (Bocão), também torna obrigatória a imediata comunicação de ocorrências policiais aos órgãos de segurança.

A redação apresentada por Bocão prevê que a implantação das câmeras deve ser custeada pelas empresas que operam o serviço. A proposta estabelece, ainda, que a instalação dos equipamentos será feita por etapas. As linhas consideradas mais críticas, por meio de indicadores de ocorrências, serão priorizadas. O descumprimento das determinações incidirá na aplicação de multa. Não existe prazo para votação, em caráter conclusivo.

Se a medida for aprovada, o prefeito Divaldo Lara, do PTB, terá 30 dias para regulamentar a legislação. As concessionárias ainda não se posicionaram, oficialmente, sobre a proposta. Existe a previsão de convocação dos representantes das empresas, para discutir a matéria, durante avaliação nas comissões técnicas da Casa. Bocão argumenta que, ‘as identificações através da câmera de vídeo inibem atos de violência ou identificam pessoas que as pratiquem’.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...