MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Projeto de Geoparque contempla parte da área que pode abrigar mina de chumbo

Publicada em 21/04/2017
Projeto de Geoparque contempla parte da área que pode abrigar mina de chumbo | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Região e reconhecida pela concentração de rochas metamórficas, plutônicas, vulcânicas e sedimentares

Uma proposta focada na preservação do patrimônio geológico, que abrange quase totalidade do território de Caçapava do Sul, e parcialmente as cidades de Bagé, Lavras do Sul e Santana da Boa Vista, começa a ganhar forma com o apoio de universidades. Denominado Geoparque Guaritas-Minas do Camaquã, o parque geográfico visa explorar o potencial turístico em uma área de 2,8 mil quilômetros quadrados, contemplando o local que pode abrigar o projeto de mineração de cobre, zinco e chumbo, da Votorantim Metais e Iamgold Brasil.

A proposta de criação é antiga, no município de Caçapava do Sul, porém, tem recebido atenção especial da prefeitura desde o início do ano. Na semana passada, uma equipe de professores e estudantes da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) realizaram um levantamento dos morros do município. O objetivo do estudo foi averiguar os possíveis locais que receberão as intervenções que serão realizadas em parceria para fomento do geoturismo.

Para o secretário de Cultura e Turismo de Caçapava do Sul, Leandro dos Santos Bazotti, a região é reconhecida por sua rica e complexa geologia, com concentração de rochas metamórficas, plutônicas, vulcânicas e sedimentares e o projeto irá auxiliar no desenvolvimento econômico, cultural, social do município.

Bazotti conta que o projeto está em andamento e os próximos passos serão a identificação das áreas e a implantação de mirantes em locais demarcados. Ele conta que o material já está sendo confeccionado. O secretário destaca que as placas serão implantadas na Pedra do Segredo, Guaritas e em Minas do Camaquã.

De acordo com Bazotti, o projeto de exploração de chumbo não interfere na criação do parque. Ele salienta que existem outros empreendimentos de mineração no país, que têm espaço para o turismo, e o mesmo poderá acontecer caso haja a aprovação do projeto da Votorantim.

 

Apropriação

O secretário pretende realizar atividades com a rede escolar, produtores rurais além de promover visitações nas áreas para que a população de Caçapava do Sul conheça suas próprias riquezas. “Precisamos nos apropriar do conceito de Geoparque que abrange vários setores”, diz.  

 

Conceito

Conforme a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o  geoparque é um território de limites bem definidos, com uma área suficientemente grande para servir de apoio ao desenvolvimento sócio-econômico local. A estrutura deve abranger um determinado número de sítios geológicos de relevo ou um mosaico de entidades geológicas de especial importância científica, raridade e beleza, que seja representativa de uma região e da sua história geológica, eventos e processos. Poderá possuir não só significado geológico, como também ao nível da ecologia, arqueologia, história e cultura.

Para qualificar um geoparque é necessário ter um plano de gestão destinados a promover o desenvolvimento sócio-econômico sustentável (mais provavelmente baseado em agroturismo e geoturismo). Também é preciso demonstrar métodos de conservação e valorização do patrimônio geológico e fornecer os meios para o ensino de disciplinas geocientíficas e mais ampla das questões ambientais.

Ter propostas conjuntas apresentadas por autoridades públicas, comunidades locais e interesses privados agindo em conjunto, o que demonstra as melhores práticas com relação a Terra e a conservação do patrimônio e a sua integração no desenvolvimento sustentável estratégico.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br