MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Projeto de microgeração de energia será implantado no bairro Damé

Publicada em 25/04/2017
Projeto de microgeração de energia será implantado no bairro Damé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Obra deve iniciar em agosto

Um projeto piloto de geração compartilhada de energia elétrica está sendo desenvolvido em Bagé, Porto Alegre, Pelotas e Dom Pedrito.  A ideia é gerar 75 quilowatts através de placas solares que serão implantadas no bairro Damé. Quarenta  pessoas  serão beneficiadas com a proposta.

De acordo com o idealizador do projeto, o ex-vereador e técnico industrial José Carlos Goulart Ferreira (Caio), a proposta está sendo desenvolvida há um ano e está aguardando a liberação da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE).  Segundo ele, a ideia é adquirir as placas solares através de consórcio, e cada um dos componentes do consórcio adquire uma cota para compra dos equipamentos.

Caio detalha que conforme regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a microgeração deve ser distribuída através de central geradora de energia elétrica ou fontes renováveis que são conectadas na rede de distribuição por meio de instalações de unidades.

De acordo com o ex-vereador, os integrantes do consórcio serão os proprietários das placas solares que serão adquiridas através das cotas. Eles receberão a compensação da energia produzida diretamente na conta de luz. “Os valores podem diminuir até 90% do valor”, disse. A intenção de Ferreira é iniciar a terraplanagem do terreno até o final de maio e começar a obra de implantação das placas em agosto deste ano.

Contribuição do consorciado

O investimento custa R$ 819 mil e cada consorciado deverá contribuir com cerca de R$ 10 mil, que pode ser financiado ou parcelado. Conforme o técnico, para fins de compensação, a energia ativa injetada no sistema de distribuição pela unidade consumidora será cedida a título de empréstimo gratuito para a distribuidora, passando a unidade consumidora a ter um crédito em quantidade de energia ativa a ser consumida por um prazo de 60 dias.

O excedente de energia que não tenha sido compensado pode ser utilizado para compensar o consumo de outras unidades consumidoras. No sistema de consórcio, irão participar três pessoas de Porto Alegre, duas de Pelotas uma de Dom Pedrito e 34 de Bagé.

 


Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br