MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Associações Hereford, Braford e Angus buscam novas plantas para certificação de carnes

Publicada em 26/04/2017
Associações Hereford, Braford e Angus buscam novas plantas para certificação de carnes | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Cerca de 500 animais da ABHB eram abatidos por mês

A partir do dia 1º de maio, a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), sediada em Bagé, e a Associação Brasileira de Angus deixarão de certificar os animais das raças nas plantas do Frigorífico Marfrig no Rio Grande do Sul. A suspensão será por tempo indeterminado. As entidades estão buscando novas parcerias para certificação da carne em outras plantas no Estado. A certificação é um instrumento para as empresas gerenciar e garantir a qualidade de seus produtos, tornando-o mais seguro para o consumo.  

De acordo com a gerente do Programa Carne Pampa, da ABHB, Fabiana Rosa de Freitas, os animais abatidos na planta do frigorífico em Bagé, cerca de 500 por mês, serão encaminhados para outras empresas conveniadas. O Frigorífico Silva, de Santa Maria, e o Producarne, em Bagé, estão aptos para os abates e bonificações e a produção das carnes com o selo de certificação da ABHB (credenciado como certificação oficial brasileira junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) segue normalmente.

A Associação Angus encerra a parceria com as plantas de Bagé, São Gabriel e Alegrete, mas vai continuar a certificação nas unidades de Promissão (São Paulo), Bataguassu (Mato Grosso do Sul), Tangará da Serra (Mato Grosso) e Mineiros (Goiás), com o pagamento de premiações especiais aos produtores participantes.

Segundo o gerente do Programa Carne Angus, Fábio Medeiros, a associação está desenvolvendo novas parcerias com frigoríficos para manter a certificação. Ele ressalta que o Frigorífico Silva concede premiações de até 10% sobre o valor do boi gordo para machos e fêmeas e compra regularmente a carne Angus de produtores da região. "Estamos buscando novas parcerias, que devem ser anunciadas ainda esta semana".

A certificação é realizada por técnicos das associações desde a produção e processos dentro da indústria frigorífica, até as gôndolas dos supermercados e mesas dos restaurantes. Os inspetores acompanham todo o processo de entrada e abate dos animais e classificam de acordo com a idade e gordura. Participam da certificação animais de zero a quatro dentes.

Posição do Marfrig

Conforme nota do Marfrig Beef, após análise realizada de suas marcas e produtos, considerou necessário reposicioná-las e suspender a produção da marca. A empresa agradeceu a parceria de sucesso com a ABHB, que iniciou em 2009, e informou que continuará a adquirir os animais com genética Angus produzidos no Rio Grande do Sul, que serão direcionados para outras linhas e mercados da empresa.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br