MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Monumento em homenagem ao Freio de Ouro será inaugurado em Bagé

Publicada em 27/04/2017
Monumento em homenagem ao Freio de Ouro será inaugurado em Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Estátua visa disseminar cultura do cavalo Crioulo

Com o objetivo de enaltecer as fases do Freio de Ouro, o artista Fábio Cazaubon Soares lançou um projeto que dissemina a cultura das provas através de esculturas instaladas em sete municípios que representam o cavalo Crioulo. Bagé será contemplada com o projeto e o monumento será colocado na Associação e Sindicato Rural de Bagé.

De acordo com Soares, o projeto Monumentos ao Freio de Ouro surgiu em 2015 na Expointer e a primeira escultura foi inaugurada em Pelotas, no dia 22 de abril deste ano. "Ainda não temos uma previsão para instalar a estátua em Bagé, porém temos até o dia 22 de maio para definir o próximo município. O patrocínio fica a cargo de dez cabanhas para cada escultura", conta.

Segundo o artista, em uma reunião com o presidente da Associação Rural de Bagé, Rodrigo Móglia, ficou definido que a escultura será instalada no local próximo a sede do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos. O monumento irá homenagear a prova de esbarrada.

A escultura pesa 180 quilos e o processo demora cerca de cinco meses para ser concluído. O método de trabalho é dividido em etapas. Na primeira fase é feita a base, que serve de apoio ao arame. Após esse processo, começa a trama do arame, de baixo para cima, a partir das patas do animal. Todo o trançado do arame é feito manualmente pelo artista.

Para Soares, a visibilidade agregada à escultura é significativa, pois a obra acaba se tornando um marco do local. "A de Esteio, por exemplo, já faz parte da identidade do espaço do cavalo Crioulo e é uma referência do parque. A própria imprensa explora bastante e é comum ver nos jornais e na TV, imagens da escultura quando vão falar do cavalo Crioulo. Além disso, ela virou um ponto turístico, as pessoas gostam de tirar foto na frente dela, e certamente vai ser assim nos outros parques", disse.

Interessados em fazer parte do projeto podem fazer contato com o próprio artista, pelo e-mail fabiocazaubon@hotmail.com ou por telefone através do (53) 99982-9966. Mais informações também podem ser obtidas na página do projeto no Facebook: Monumentos ao freio de Ouro (facebook.com/monumentosaofreiodeouro).

ABCCC

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) foi fundada em 1932 em Bagé na Associação Rural da cidade. A Rainha da Fronteira teve a primeira sede da entidade, porém, logo após a fundação, Pelotas foi escolhida para sediar a associação. 

Homenagem aos primeiros vencedores

No dia 17 de março deste ano, foi inaugurada em Bagé, no Hotel Dallé, uma escultura que retrata Vilson Chalart de Souza, primeiro ginete vencedor da prova Freio de Ouro. O trabalho foi elaborado pelo artista Sérgio Coirolo e faz parte do projeto "Crioulos da Campanha". 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br