MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Editorial

Ainda longe do ideal

Publicada em 28/04/2017

O Brasil ocupa uma posição desconfortável no Ranking Mundial da Liberdade de Imprensa 2017. Os dados divulgados pela organização Repórteres sem Fronteiras revelam que o País evoluiu apenas uma posição em relação ao levantamento anterior, figurando, agora, na 103ª colocação em um universo de 180 nações. A situação brasileira é qualificada como sensível. Esta classificação, aliás, integra uma lista de cinco indicadores, que também identifica condições boas, relativamente boas, difíceis e graves. O que vivemos é uma estagnação, em âmbito local, e uma escalada negativa, em nível global.

Durante a apresentação dos dados, o representante da organização não governamental (ONG) no Brasil, Artur Romeu, explicou que o levantamento é centrado na segurança dos profissionais e que, desde 2013, o número de agressões a jornalistas em manifestações tem aumentado no País, representando mais de 300 casos em três anos. A conjuntura contribui para este resultado negativo. Existe o entendimento de que, no atual contexto de crise e polarização política, a nação continua enfrentando antigos problemas relacionados à liberdade de imprensa. A lista de desafios a serem superados inclui a violência, pressões institucionais, processos abusivos, falta de transparência pública e alta concentração dos meios de comunicação.

Em cinco anos, ao invés de evoluir, o Brasil regrediu, passando a ser o segundo País que mais mata jornalistas na América Latina, atrás apenas do México. Noruega, Suécia, Finlândia, Dinamarca e Países Baixos dividem as primeiras posições em liberdade de imprensa no mundo. Coreia do Norte, Eritreia, Turcomenistão, Síria e China são os destaques negativos. A organização Repórteres sem Fronteiras destaca, porém, que o ano de 2016 foi marcado pela 'banalização dos ataques contra as mídias e o triunfo de políticos autoritários que fazem com que o mundo caia na era da pós-verdade'. Os denominados discursos antimídia, disseminados na América do Norte e na Europa, também contribuem para a depreciação.

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br