MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Comissão do Senado vai votar projeto apresentado por Collares há 17 anos

Publicada em 29/04/2017
Comissão do Senado vai votar projeto apresentado por Collares há 17 anos | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Bajeense apresentou matéria em 2000, quando era deputado federal

O senador Benedito de Lira, do PP de Alagoas, apresentou parecer favorável ao projeto de lei que viabiliza, ao trabalhador, manter o contrato de trabalho se optar por permanecer na empresa em que está empregado após a aposentadoria. A posição, agora, deve ser votada, em caráter conclusivo, pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado, encerrando uma tramitação de 17 anos. Se a matéria for aprovada, o trabalhador, caso venha a ser demitido sem justa causa, também terá direito à contagem de tempo anterior à aposentadoria. O destino da redação, porém, está atrelado à Reforma Trabalhista.

O projeto que altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), para deixar expresso que a concessão da aposentadoria a pedido não extingue o vínculo empregatício, foi apresentado, ao Congresso Nacional, pelo bajeense Alceu Collares, então deputado federal, no ano 2000. O texto, que permite ao trabalhador ter os direitos preservados se optar por seguir na relação de emprego mesmo depois de se aposentar, somente foi aprovado pela Câmara dos Deputados em 2015, quando seguiu para o Senado.

A proposta de Collares insere, na lei, uma jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF), que declarou inconstitucional regra da CLT em sentido contrário ao disposto no projeto. Antes da decisão da Corte, o empregado que se aposentava por iniciativa própria perdia os direitos rescisórios, como a multa de 40% sobre os saldos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), porque se considerava que a aposentadoria, nesse caso, extinguia seu contrato de trabalho. Caso ele continuasse trabalhando na mesma empresa, iniciava-se nova contagem de tempo.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br