MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Educação para Jovens e Adultos tem novas estratégias para evitar a evasão

Publicada em 17/05/2017
Educação para Jovens e Adultos tem novas estratégias para evitar a evasão | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Rita quer incentivar a permanência dos alunos

A evasão de mais de 50% dos alunos e a repetência na Educação de Jovens e Adultos (EJA) é um dos motivos para a Secretaria Municipal de Educação e Formação Profissional repensar metas para a qualificação do ensino. Uma das propostas é promover cursos profissionalizantes para os alunos matriculados.

Conforme a coordenadora da EJA na rede municipal, Rita Domenech Vinholes, no início do ano letivo cerca de 600 pessoas se matricularam nas escolas municipais de Ensino Fundamental Fued Kalil, João Severiano da Fonseca, Carlos Mário, Professor Miranda, Kalil A. Kalil, São Pedro, Telmo Candiota da Rosa, Peri Coronel e General Mallet. Cada turma é formada, em média, por 40 alunos. "No final do ano apenas em torno de 15 a 20 pessoas conseguem concluir o curso", observa.

Rita informa que, neste ano, serão realizadas várias atividades para motivar professores e alunos da EJA. Entre as propostas está a de firmar parcerias para promover os cursos profissionalizantes. A ideia é que os cursos e matrículas iniciem em agosto. Até agora, foram definidas cinco propostas. Serão realizadas capacitações na área de montagem e manutenção de computador, vendas e atendimento ao cliente e instalador de ar condicionado. Além desses, os cursos de manicure e confeiteiro também serão ofertados. "Encaminhamos um formulário para as escolas com o objetivo de que os alunos indiquem cursos que desejam fazer", esclarece.

A coordenadora ressalta que os conteúdos desenvolvidos em sala de aula devem ser condizentes com a realidade e necessidade dos alunos. "Reformulamos todo o currículo da EJA e estamos desenvolvendo projetos nas escolas", relata. A primeira etapa foi reunir os professores no início do ano letivo, e, a partir desses encontros, foram realizadas reuniões de formações continuadas com os docentes.

Segundo a coordenadora, durante as aulas regulares, os alunos da EJA estão sendo motivados com atividades diversificadas, como: palestas, rodas de conversa, sessões de cinema, passeios pedagógicos, eventos literários, exploração de diversos campos das artes e ciências. "Estamos vendo resultados imediatos. Este ano será um marco e a Educação de Jovens e Adultos da rede municipal já vive um novo momento", afirma.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br