MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Congrega Urcamp 2018: 15ª Jornada de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão

Publicada em 13/08/2018
Congrega Urcamp 2018: 15ª Jornada de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Equipe da jornada no Congrega em 2017

A 15ª Jornada de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão está debutando em 2018. Ao lado da Mostra de Iniciação Científica, a jornada é a atividade mais antiga do Congrega Urcamp. Foram com estas duas plataformas que tudo teve início, transformando-se, logo em seguida, no maior evento científico da região da Campanha. Neste ano, estão abertas as inscrições para quatro áreas do conhecimento, onde os trabalhos devem estar inseridos nas categorias discriminadas. As submissões devem ser feitas no site congrega.urcamp.edu.br, até o dia 15 de agosto.
A jornada é organizada através de simpósios temáticos, envolvendo diversas áreas do conhecimento, nos quais são apresentados trabalhos de pesquisa científica desenvolvidos nos cursos de especialização e programas de pós-graduação das universidades e instituições de pesquisa. “Ela busca dar visibilidade à produção dos professores e pesquisadores em seus projetos em desenvolvimento, como também dos estudantes de graduação que participam dos grupos de pesquisas”, explica a responsável pela 15ª Jornada de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, que é, também, coordenadora do Curso de História da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), professora Clarisse Ismério.
A expectativa é superar o ano anterior, já que em 2017 foram submetidos 355 artigos e aprovados e publicados 278, com a participação da Urcamp, além de Unipampa, UFPel, Furg, Udesc, UFSM, UERGS, UFRGS, Universidad de La República e Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em três dias de apresentações, durante os turnos de manhã, tarde e noite – cronograma que se repete este ano. Até agora, já são mais de 150 inscritos para 2018 e a responsável pela jornada está confiante.
A participação no evento ocorre através da submissão de artigos, que são avaliados por três avaliadores, selecionados pela Comissão Técnico-Científica do Congrega, entre o corpo docente da Urcamp. Os artigos aprovados e apresentados nos simpósios temáticos são publicados na Revista da 15ª Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa. A apresentação dos trabalhos é feita por pós-graduados (especialistas, mestres e doutores) que socializam os resultados de suas pesquisas. “A jornada cresceu muito nos últimos e atraiu pesquisadores de instituições consagradas na área da pesquisa do Rio Grande do Sul e de outros estados, como Santa Catarina e Paraná. Esse crescimento demostra a credibilidade e seriedade do evento”, define Clarisse, ao contar que no dia da premiação ocorrerá o painel ‘Novos Rumos da Produção Científica’, no qual irão participar pesquisadores egressos da Urcamp. A coordenação da jornada conta, ainda, com os professores Daniela Marques, Fábio Paz, Luciane Suñe, Rafael Bueno e Sílvia Oliveira.


Áreas do conhecimento para submissão de trabalhos
Artigo 1:
ST 1- História, Comunicação e Cinema
ST 9 - Constitucionalismo, políticas públicas de inclusão social
ST 11 - Arte educação e investigações de contextos culturais
ST 8 - Gestão Educacional: reflexão sobre qualificação, formação, inclusão e ação cotidiana escolar
ST 14 - Gastronomia

Artigo 2:
ST 13 – Computação e Engenharia
ST 10 – Tecnologias e Patrimônio Construído
ST 7 – Gestão, globalização, marketing e estratégias competitivas de mercado

Artigo 3:
ST 2 – Agricultura atual: tecnologias, inovações, avanços e retrocessos
ST 6 – Bioma Pampa: Biodiversidade e manejo sustentável
ST 12 – Tecnologias e inovações agropecuárias sustentáveis
ST 4 – A Responsabilidade Socioambiental e a Biologia

Artigo 4:
ST 3 – A prática da atividade física: inovações e sua relação com a questão socioambiental
ST 5 – Saúde, políticas públicas e a responsabilidade socioambiental

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 999719480

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br