MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Pedro Westphalen deve priorizar atuação na área da saúde

Publicada em 27/11/2018
Pedro Westphalen deve priorizar atuação na área da saúde | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Deputado adianta defesa de bandeiras municipalistas

Eleito para a Câmara dos Deputados, pelo Progressistas, o deputado estadual Pedro Westphalen cumpriu agenda, ontem, em Bagé, com lideranças da região. Em entrevista, o parlamentar agradeceu ao apoio da vereador Sonia Leite, e adiantou que deve priorizar pautas municipalistas e demandas associadas à área da saúde, durante o mandato. “Em qualquer pesquisa, essa é a maior demanda dos cidadãos”, justifica.
Natural de Cruza Alta, Westphalen é médico e atuou como um dos fundadores do Sistema Sindical de Hospitais do Rio Grande do Sul e do Sindicato dos Hospitais da Região da Serra (Sindiserra). Também integrou a Confederação Nacional de Saúde (CNS). Foi eleito, para o primeiro mandato na Assembleia Legislativa, em 2002. Foi reeleito em 2006 e em 2010. Em 2013, exerceu o cargo de presidente do parlamento. Em 2015, foi nomeado Secretário dos Transportes, pelo governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, do MDB. O progressista permaneceu no cargo até março deste ano.
O deputado, que contabilizou 1.338 votos em Bagé, no pleito de outubro, destaca que a relação com o município foi construída através da vereador Sonia. O progressista afirma que pretende auxiliar em demandas da cidade, se associando ao deputado federal Afonso Hamm, representante da Rainha da Fronteira no Congresso Nacional. A aprovação do adicional de 1% do Fundo de participação dos Municípios (FPM), uma das bandeiras defendidas pelo deputado eleito, inclusive, deve beneficiar a prefeitura bajeense.
O progressista revela que acompanhou, em Brasília, junto à Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a discussão sobre o projeto que formaliza o adicional. “Foi instalada a comissão que vai votar e vai aumentar o FPM. Para os municípios, é de extrema importância”, define, ao manifestar posição favorável à pauta municipalista. “Nossas lutas serão federais, a exemplo das reformas previdenciárias, tributária e política. Mas a atuação passa pelo municipalismo, sim. Passa por trazermos mais recursos para os municípios”, garante.

Infraestrutura
Westphalen, que exerceu a função de secretário estadual dos Transportes, também defende uma articulação de lideranças por projetos estratégicos para a infraestrutura da região. Além de comemorar a retomada dos voos regulares entre Bagé e Porto Alegre, prevista para fevereiro de 2019, o parlamentar reconhece a importância da RSC 473, que liga o município à cidade de Lavras do Sul. “Eu sempre disse (quando atuou como secretário) que não poderia fazer a pavimentação, porque não havia dinheiro. Assim que o Estado assinar o regime de recuperação fiscal, precisaremos lutar, mesmo, para que venha o recurso para esta estrada”, pontua.
O parlamentar reitera que, enquanto o governo gaúcho não aderir ao regime de recuperação fiscal (criado pelo governo federal, para oferecer aos estados com grave desequilíbrio financeiro instrumentos para o ajuste das contas. No caso do Rio Grande do Sul, a legislação possibilita a suspensão por 36 meses do pagamento da dívida com a União. A estimativa, em outubro, era de que a medida pudesse aliviar o caixa do Estado em R$ 11,3 bilhões até 2020), ‘não existirá recurso para a obra’. “Isso sempre foi dito. Eu disse, como secretário, que manteria a estrada em condições, porque não haveria dinheiro para asfaltá-la. E ainda não tem como ser feito”, garante.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 999719480

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br