MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Minuano Saúde

Musicalização como ferramenta psicoterápica na estimulação da criança autista

Publicada em 03/06/2019
Musicalização como ferramenta psicoterápica na estimulação da criança autista | Minuano Saúde | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Capa

A música é uma ferramenta poderosa, com capacidade para causar grande impacto na vida de qualquer pessoa. Ela é capaz de alcançar onde nenhuma outra técnica alcança. Sabemos que a música fala por nós e através dela conseguimos descrever nossos sentimentos mais difíceis de serem expressados. Muitos métodos terapêuticos usam a música para propiciar bem-estar físico e mental. Gestantes, crianças, jovens, adultos e idosos são bastante beneficiados com esse tipo de trabalho. Seus benefícios vão desde ouvir e produzir melodias e canções que propiciam conexões e estímulos voltados para a habilidades cognitivas como aprendizagem e memória, bem como emocionais, a de auxiliar no desenvolvimento social. Nesta edição, a psicóloga e musicista Paula M. Freitas Corrêa Botesele, da clínica Soma, irá falar sobre a musicalização infantil DIR/Floortime (tempo de chão) com as crianças.

 

Página 2 e 3 – O que se trabalha na musicalização infantil DIR/Floortime?

Muitas pessoas têm dúvidas a respeito dessa técnica terapêutica e, quando surge o interesse, a primeira questão que aparece é como funciona este método, informa a psicóloga.

Partindo do princípio de que a música já é, por si só, altamente terapêutica, ela contribui como uma ferramenta extremamente importante no método DIR/Floortime que busca, através do afeto, criar uma ligação profunda entre psicoterapeuta e paciente, complementa. “Com esse vínculo estabelecido, serão estimuladas as áreas de habilidades afetiva, social, adaptativa, expressiva, cognitiva e comunicativa da criança, buscando, inicialmente, estabelecer a capacidade de uma regulação emocional dirigida a si e também ao outro. Para tanto, o psicoterapeuta não irá apenas ofertar o estímulo esperando que a criança encontre o caminho sozinha, mas entrar no mundo dessa criança e, segurando sua mão, mostrar o caminho para um novo mundo, mais amplo e cheio de estímulos e novidades as quais ela ainda não experimentou”, comenta a especialista.

 

Metas da musicalização infantil no método Floortime

Ajudar a criança autista a se tornar mais alerta, ter mais iniciativa, ser mais flexível, tolerar frustração, planejar e executar sequências nas atividades que exijam esse processo, se comunicar usando o seu corpo, com gestos, e também despertar o uso da linguagem verbal através da intenção vocal, para que consiga usar a verbalização, além de explorar a espontaneidade essencial em todas as crianças.

Paula acrescenta dizendo que o mais importante é despertar na criança o prazer de aprender com o novo, e para isso, um dos objetivos écaptar respostas favoráveis por parte do pacientezinho. “Procuramos trabalhar dentro de seus interesses e explorá-lo até que este elabore seu foco e, assim, parta para um novo interesse, ou seja, abrindo e fechando ciclos, de forma que a criança autista não se acomode em restrições de comportamento, mas se acostume aumentar seus ciclos de aprendizagem, regulação e relacionamento”, detalha.

Dessa forma, os estágios de estimulação do método, baseiam-se basicamente em regulação e interesse no mundo externo, além de engajamento e relacionamento, bem como a intencionalidade e a comunicação de duas vias, ou seja, saber passar uma mensagem e compreender a mensagem recebida criando um ciclo comunicativo completo, ressalta a profissional. “Também a resolução de problemas juntamente à capacidade de regulação de humor, sendo capaz de compreender e tolerar frustrações e a formação de um sentimento de self, quando a criança se identifica como pessoa e não como um objeto ou ferramenta, aparecimento de símbolos e uso de palavras e ideias (nesse momento, as palavras irão substituir as ações) a criança passa não mais a apontar para o que deseja, mas expressar através da intenção vocal e, mais tarde, através de palavras e, por fim, o pensamento lógico e abstrato bem como uma significativa compreensão da realidade”, comenta.

De forma resumida, nas atividades de musicalização no método DIR/ Floortime os estímulos são direcionados para atenção, concentração, memória, movimento rítmico, noção temporal e espacial, linguagem verbal e não verbal comprometimento com a tarefa, tolerância a frustração, compreensão e identificação de sentimentos e emoções, bem como contribui para a inserção no campo pedagógico, fonoaudiológico, psicomotor, entre outros, estímulos estes que são oferecidos de forma afetiva e lúdica como propõe este inovador método terapêutico.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 999719480

plantao@jornalminuano.online
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

comercial@jornalminuano.online
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

central@jornalminuano.online