MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Estado

TJRS suspende liminar que impedia aulas presenciais na rede estadual

Em 06/11/2020 às 00:30h

por Redação JM

TJRS suspende liminar que impedia aulas presenciais na rede estadual | Estado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Tiago Rolim de Moura

Em decisão proferida no final da tarde desta quinta-feira (5/11), a desembargadora Marilene Bonzanini, integrante da 22ª Câmara Cível do TJRS, atendeu pedido da Procuradoria-Geral do Estado e suspendeu a eficácia da decisão que determinou a realização de prévia verificação da conformidade das escolas estaduais por agente técnico do Estado como condicionante ao retorno das atividades presenciais.

O recurso (agravo de instrumento) foi interposto pela PGE contra a decisão do Juiz Cristiano Vilhalba Flores, da 3ª Vara da Fazenda Pública do Foro Central de POA. Na liminar, ele determinara que o Estado, através de um agente técnico da área sanitária ou com capacitação semelhante, fiscalizasse o implemento do plano de retorno das aulas presenciais nas Escolas, “não podendo ser transferida a tarefa a diretores, professores ou ao próprio COE-E local, devendo ser etapa prévia à abertura das escolas”.

Decisão

Conforma a magistrada, a decisão do Juiz está em discordância com os precedentes do TJRS pelo fato de ter criado etapa prévia para reabertura das escoladas da rede estadual de ensino, sendo que o mesmo não foi exigido das redes municipal e privada.

“A Administração Pública, dentro dos limites de sua discricionariedade, regulamentou, a fim de que fosse possibilitado o retorno das aulas presenciais em toda a rede de ensino (e não só a estadual, que ora se discute), os requisitos que entendeu como necessários para o comparecimento em segurança dos alunos às instituições de ensino, nada havendo que justifique a criação de condição ao administrador público, pelo Poder Judiciário, para retomada das aulas, porquanto a decisão do Estado se demonstra respaldada por critérios científicos e sanitários”.

A magistrada destacou ainda que a decisão do 1º Grau “demonstra desproporcionalidade” e que gera ônus para o Estado, sendo necessário que o Poder Judiciário reduza sua interferência nas ações do Poder Executivo e definição de políticas públicas, “especialmente em casos excepcionais e de alta complexidade como o ora em tela”.

“Em virtude do fato do julgador nem sempre dispor de todas as informações, do tempo e até mesmo do conhecimento para avaliar o impacto de determinadas decisões sobre a prestação de um serviço público, a sua interferência deve ser, na excepcionalidade de sua necessidade - não sendo este o caso dos autos -, adotada com cautela, especialmente se a decisão, como no caso, vier a colocar em risco a continuidade de políticas públicas referentes ao coronavírus e o retorno das atividades escolares presenciais, porquanto acaba por desorganizar a atividade administrativa e comprometer a alocação dos escassos recursos públicos (como muito bem apontou o agravante, o atendimento ao requisito criado pela decisão judicial atacada exigiria que um grupo restrito de servidores se deslocasse desnecessariamente pelo Estado ao custo de vultuoso custo ao erário)”.

Assim, a desembargadora Marilene acatou o recurso interposto pela PGE, suspendendo a liminar. “Dessa forma, em relação aos requisitos para o retorno das atividades escolares presenciais, a posição do Poder Judiciário deve ser a de deferência para com as valorações feitas pela instância especializada (no caso em tela, a Administração Pública Estadual), desde que possuam razoabilidade e tenham observado o procedimento adequado, uma vez que o Estado possui melhor qualificação para decidir, não podendo, pois, haver determinação judicial que imponha ao administrador público que altere a decisão por ele adotada”, decidiu a relatora.

 

Com informações do TJ-RS

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br