MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Técnicos são capacitados para o projeto Recuperação de Biomas

Em 23/11/2020 às 18:15h

por Redação JM

Técnicos são capacitados para o projeto Recuperação de Biomas | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Trabalho que visa implementar o manejo conservacionista em propriedades rurais Foto: Felipe Rosa

A Embrapa Pecuária Sul realizou, semana passada, no dia 18, a capacitação de técnicos que atuam no projeto Recuperação de Biomas, trabalho que visa implementar o manejo conservacionista em propriedades rurais de pecuária familiar no Pampa e Mata Atlântica.  Conforme Diego Melo Pereira, diretor do Departamento de Biodiversidade da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura, uma das instituições coordenadoras do projeto, a atividade teve como objetivo orientar os técnicos sobre pilares importantes do manejo do campo nativo, que serão compartilhados com os produtores integrantes do projeto. “O projeto está sendo implantado em 825 hectares, divididos em 165 propriedades, e o trabalho de hoje é fundamental para reforçar esses conceitos de manejo conservacionista”, destacou.

Conforme Agnaldo Silva, tesoureiro geral da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), uma das executoras do projeto, os técnicos do projeto irão realizar em breve a segunda das cinco visitas técnicas aos produtores previstas no trabalho. “Esta vai ser a fase de propor aos produtores mudanças de manejo, recuperação de solo, adoção de técnicas como sobressemeadura de forrageiras, de forma a melhorar o manejo pensando na conservação do campo nativo do bioma. Nesse sentido, a Embrapa nos dá o suporte técnico para ajustar o que vai ser proposto aos produtores”, explicou.

Conforme Marcos Borba, chefe de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Embrapa Pecuária Sul, o momento foi uma oportunidade para exercitar a interação com as organizações parceiras, algo que estará cada vez mais presente no trabalho da Unidade. “A Sema tem sua política de recuperação e conservação dos recursos naturais, em específico do campo nativo; a Fetag, em representação da pecuária familiar, que é a categoria social que talvez hoje tenha a maior representatividade em termos de conservação de campo nativo no RS; e a Embrapa se posiciona aportando as bases técnicas”, destacou Borba sobre o tripé que compôs a capacitação. 

Entenda mais
O projeto Recuperação de Biomas é desenvolvido através de parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RS (Fetag), com recursos da RGE Sul – Distribuidora de Energia, como ação alternativa para o cumprimento de débitos de reposição florestal obrigatória.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br