MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

Lavras do Sul: uma cidade para visitar

Projeto Integrador passa a difundir atrações turísticas de cidades da Campanha gaúcha

Em 26/11/2020 às 12:00h

por Redação JM

Lavras do Sul: uma cidade para visitar | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Reprodução /JM

por Maurício Delgado

Acadêmico de Jornalismo da Urcamp

Com a chegada da pandemia, todos os setores da sociedade sofreram as consequências do distanciamento social e muitos tiveram que se adaptar às novas regras de convivência. Não foi diferente com o setor do turismo. Como as viagens de longa distância estão suspensas por conta do alto risco de contaminação, a solução é recorrer a caminhos mais curtos que possibilitam um passeio seguro e tranquilo. Pensando nisso, a Apatur (Associação Pampa Gaúcho de Turismo) e os acadêmicos do curso de Jornalismo da Urcamp, sediada em Bagé, elaborou uma série de reportagens que destacam viagens de curta distância no Pampa Gaúcho. As cidades escolhidas pelos critérios culturais e geográficos foram Bagé, Caçapava do Sul e Lavras do Sul - esta última, tema desta publicação.

Com origem na mineração do ouro, a cidade de Lavras do Sul fica localizada a 84 quilômetros da cidade de Bagé e a 62 KM de Caçapava do Sul. Culturalmente representada por suas casas antigas, datadas entre 1830 a 1950, a cidade possui inúmeras atrações turísticas. Uma delas, historicamente conhecida, é a gruta Nossa Senhora de Lourdes, que fica localizada na parte alta da cidade. A homenagem teve origem em um momento de seca, onde devotos suplicavam a ajuda da Santa e, assim, segundo os fiéis, os pedidos foram atendidos e a estiagem passou. Nessa formação natural, é possível visualizar quase toda a cidade.

Se historicamente a cidade já possui pontos turísticos que chamam a atenção. Quando o assunto é lazer, Lavras do Sul também torna-se interessante. Com muita folia, a cidade acolhe o maior carnaval da região da campanha, responsável por mobilizar toda a comunidade, atraindo turistas de diversas cidades, o que resulta em uma fonte alternativa de renda. Também, não podemos esquecer do ponto de recepção para acampamentos dentro da cidade: o camping municipal Zeferino Teixeira. Localizado às margens do Arroio das Lavras, o local possui infraestrutura completa, com bares, churrasqueiras, cabanas para hospedagem, quadras esportivas de areia, área para camping, banheiros, estacionamento e palco para shows. Os valores para acampamento variam entre R$ 60 e R$ 150. O camping, que permaneceu fechado desde abril, hoje já está disponível para reservas de hospedagem. O agendamento pode ser feito pelo telefone (55) 997046304.

Lembre-se de estar atualizado sobre o protocolo de segurança sanitária e de acordo com o modelo de distanciamento estipulado pelo governo do Estado através da cor da bandeira em que a região está inserida. Observe também os protocolos locais antes de fazer sua visita.

Galeria de Imagens
Leia também em Urcamp
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br