MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Emater destaca retomada do plantio de soja após chuvas

Em 05/12/2020 às 06:20h

por Redação JM

Emater destaca retomada do plantio de soja após chuvas | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Divulgação

As chuvas dos últimos dias animaram os produtores de soja, que em várias regiões realizaram plantios, mesmo sem condições adequadas de umidade. Na sequência, as chuvas ocorridas em todas as regiões contribuíram para a retomada das operações de plantio - que já atinge 61% no Rio Grande do Sul - para o desenvolvimento da cultura e também para o início das operações de tratos culturais.

De acordo com o Informativo Conjuntural produzido e divulgado pela Gerência de Planejamento, na quinta-feira, na região de Bagé, por exemplo, muitos produtores retomaram o plantio das lavouras com o solo seco, antes mesmo da ocorrência das precipitações, antecipando a operação. "Estima-se que a área semeada se aproxime de 65% no regional, com índices maiores em Dom Pedrito e Caçapava do Sul (75%) e menor em São Borja, com 40% semeados. Após as chuvas ocorridas no final de semana, foram retomadas as operações de aplicações de herbicidas tanto nas áreas de plantio direto quanto em áreas com cultivo mínimo", menciona o Boletim, ao mencionar que produtores na região da Campanha relatam grande dificuldade para obter produtos específicos para o manejo de buva (conyza bonariensis). "Não há relatos de incidência de pragas e doenças nas lavouras de soja até o momento", conclui.

"As precipitações de distribuição irregular e volumes variados no Estado ocorridas durante a última semana contribuíram para amenizar o déficit hídrico ocasionado pelo longo período de tempo seco e para retomar os plantios e os tratos culturais do milho. Até esta quinta-feira (03), já chegam a 1.646 as comunicações de ocorrência de perdas para cobertura do Proagro", completa a Emater.

A sequência de dias de tempo seco no RS foi interrompida por chuvas que ajudaram no desenvolvimento dos cultivos e na implantação final das lavouras de arroz, que já chega a 98%. E nas regiões de Frederico Westphalen, Porto Alegre, Soledade e Pelotas, a falta prolongada de chuvas vem comprometendo o desenvolvimento das lavouras do feijão primeira safra.

A ocorrência de chuvas com distribuição desuniforme e volumes variados no Estado não atrapalhou, na análise da Emater, o avanço das colheitas de trigo, em fase de finalização, nas regiões de Bagé, Pelotas e Caxias do Sul, que ainda somam 1% restante de lavouras cultivadas no Estado a serem colhidas.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br