MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Esportes

Os 23 a 0 e a disparidade do futebol feminino

Em 08/12/2020 às 11:32h
Yuri Cougo Dias

por Yuri Cougo Dias

Os 23 a 0 e a disparidade do futebol feminino | Esportes | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Dupla Gre-Nal protagoniza diversas goleadas - Mariana Capra/Internacional

Resultados com placares astronômicos ainda são frequentes no futebol feminino. O principal motivo é a disparidade de profissionalização. E nos elencos que sofrem disso, a questão não é nem falta de vontade, mas propriamente algo que ainda carece de investimentos. Por mais que tenha crescido nos últimos três anos, o futebol feminino ainda tem um longo caminho a percorrer.

Na tarde de domingo, em confronto válido pela segunda rodada do Gauchão de Futebol Feminino Adulto, o Internacional aplicou 23 a 0 sobre a Associação Esportiva João Emílio, de Candiota. Sem tirar o mérito das coloradas, que em nenhum momento abdicaram de atacar, o que pode ser interpretado até mesmo como um respeito pelo adversário. A questão é outra: a disparidade.

O campeonato é composto por seis equipes, divididas em dois grupos. Na chave A, estão Inter, João Emílio e Brasil de Farroupilha. Na chave B, Grêmio, Oriente e Estrela. Com duas rodadas realizadas, a dupla Gre-Nal protagonizou goleadas em cima das equipes do interior. Notadamente, o planejamento do futebol feminino traz reflexos diretos nos placares.

Ainda que seja bem abaixo do que envolve o naipe masculino, a dupla Gre-Nal consegue fornecer uma estrutura para que as atletas consigam, ao menos, dedicar seu dia para o esporte. Já no interior, as jogadoras precisam dividir o futebol com outras ocupações e, na maioria das vezes, até necessitam desembolsar dinheiro e captarem patrocinadores para sanarem seus custos.

Mesmo assim, há quem resista. É o caso da João Emílio, única equipe representante da Metade Sul do Rio Grande do Sul no Gauchão. Mas para que conseguisse jogar o estadual, foi necessária a parceria com outra equipe, a Pride Lendas, de Guaíba. Aliás, grande parte das atletas e da comissão técnica pertence ao time de Guaíba. Esta foi a alternativa que a equipe candiotense achou para honrar o compromisso firmado em congresso técnico e não interromper sua luta pelo fortalecimento do futebol feminino rio-grandense.

Mas, embora a goleada, a João Emílio tem nova chance para brigar por classificação. No dia 13, enfrenta o Brasil de Farroupilha, em confronto direto pela segunda posição. Para fins de explicação, os campeões de cada grupo fazem a final. E os vice-colocados se enfrentam na disputa do terceiro lugar, que garante uma vaga no Brasileirão Série A-2. Então, segue a vida; porém, tal reflexão era necessária ser feita, em vez da análise se apegar apenas no placar do jogo do último domingo.

Galeria de Imagens
Leia também em Esportes
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br