MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Estado

Governador sanciona lei que trata da indenização pelo parcelamento do 13° salário de 2020 do funcionalismo

Em 09/12/2020 às 17:46h
Yuri Cougo Dias

por Yuri Cougo Dias

Governador sanciona lei que trata da indenização pelo parcelamento do 13° salário de 2020 do funcionalismo | Estado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Governo argumenta que medida tem como objetivo evitar prejuízos ao funcionalismo - Itamar Aguiar/Palácio Piratini

Após a aprovação por unanimidade da Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei Complementar 280/2020, que trata da indenização do parcelamento do 13° salário de 2020 dos servidores do Poder Executivo, foi sancionado nesta quarta-feira (9/12) pelo governador Eduardo Leite.

Conforme informado pela assessoria de imprensa do governo gaúcho, a medida tem como finalidade evitar prejuízos ao funcionalismo e, consequentemente, ao próprio Estado, ajudando a adequar o fluxo de caixa. A publicação no Diário Oficial do Estado deve ser feita ainda nesta quarta (9).

Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, Leite destacou que a agora lei é necessária para que o Tesouro Estadual possa pagar, nos moldes feitos nos anos anteriores, a chamada gratificação natalina em 12 parcelas, a partir de janeiro de 2021, com indenização de 1,22% ao mês.

“Avançamos muito nesses últimos dois anos no cumprimento dos compromissos do Estado, inclusive no pagamento do salário dos servidores. É evidente que gostaríamos de ter viabilizado antes o pagamento na data correta, mas ao longo de 2020, mesmo com todas as dificuldades, conseguimos ir encurtando os prazos de pagamento até fazermos em novembro o pagamento integral da folha de pagamento na data correta. Essa é, certamente, uma nova façanha”, destacou o governador.

Leite ressaltou, ainda, que a quitação da folha em dia foi viabilizada sem que significasse a penalização ou o prejuízo a outros repasses ou compromissos do Estado. O resultado é fruto das profundas reformas administrativa e previdenciária, feitas com apoio da Assembleia, e ao esforço de ajuste do caixa e redução da máquina pública.

“Ainda não chegamos no estágio de conseguir pagar o 13º integral, o que nos fez chegar nessa lei agora sancionada, mas não podemos nos resignar com os atrasos, porque eles custam para o Estado e para toda a população. Precisamos continuar no esforço do ajuste tanto pelo lado de contenção de gastos, que continuamos fazendo com PEC do Teto de Gastos e realismo orçamentário enviada à Assembleia, quanto pelo lado da receita, que também está na Assembleia com o PL que garante a manutenção dos recursos necessários para continuarmos trilhando com segurança esse caminho que escolhemos, que é o da responsabilidade e do ajuste, mas sem colapsar as receitas do Estado a ponto de abrir um desajuste monumental nas contas e que prejudicará os serviços à população e que levara a mais indenizações e encargos para o Estado e a sociedade”, disse o governador.

De acordo com o secretário da Fazenda, Marco Aurelio Cardoso, o valor indenizatório foi baseado em pesquisa de mercado e garante a cobertura dos custos de juros e tributos a possíveis empréstimos que os servidores poderão contratar para receber o 13º de forma integral até o início de 2021.

Com a sanção da lei, a Secretaria da Fazenda já está rodando a folha do 13° salário dos servidores nesta quarta e, até quinta (10/12), os servidores poderão consultar os valores no Portal do Servidor.

Além disso, a secretaria encaminhará nos próximos dias um decreto, nos mesmos moldes dos anos anteriores, informando todas as datas de pagamento das parcelas com as respectivas indenizações ao longo de 2021 – que deverá ser no último dia útil de cada mês.

A estimativa é de impacto de cerca de R$ 118 milhões adicionais no exercício de 2021, com base na projeção do valor da folha de pagamento, que será gerada pela Fazenda.

Salário mínimo regional

Ainda durante a transmissão, o governador sancionou o PL 35/2020, que trata sobre o salário mínimo regional no Rio Grande do Sul deste ano. Na semana passada, os deputados estaduais decidiram não conceder reajuste aos trabalhadores que recebem o piso.

Originalmente, o projeto enviado em fevereiro pelo Executivo à Assembleia previa 4,5% de reajuste. A proposta foi remetida ao Legislativo. O reajuste deveria valer retroativamente desde 1º de fevereiro, data-base para as correções no piso regional. Durante a votação no Parlamento, o texto recebeu uma emenda, alterando o projeto inicial, anulando o reajuste devido aos impactos, principalmente, da pandemia e da estiagem, na economia.

A proposta original, enviada em fevereiro pelo Executivo, previa correção de 4,5%, que passaria a valer retroativamente a 1º de fevereiro, data-base para as correções no piso regional. Contudo, o texto foi aprovado com uma emenda que prevê que, excepcionalmente, sejam mantidos os valores do piso regional de 2019.

De acordo com a justificativa, o congelamento se dá por conta dos efeitos provocados pela pandemia de Covid-19, principalmente na área econômica.

“Decidimos sancionar o projeto com a alteração, porque entendemos que o momento é de manter empregos e a atividade econômica. Dentro desse quadro de adversidade, um reajuste, especialmente de forma retroativa como é o do piso regional, iria impor um esforço que não é possível de ser demandado agora de grande parte das empresas e que prejudicaria grande parte dos trabalhadores gaúchos também”, esclareceu o governador.

O piso regional incide sobre o salário de categorias de trabalhadores que não têm previsão diversa em convenções ou acordos coletivos ou mesmo na informalidade.

Fonte da Matéria: Governo do Estado
Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br