MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Prefeitura de Aceguá cede área para Corsan concluir obra de saneamento

Em 12/12/2020 às 08:00h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Prefeitura de Aceguá cede área para Corsan concluir obra de saneamento | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Empreitada, que abrange nove quilômetros de rede de coleta, distribuição e tratamento, pretende beneficiar 100% das residências, nos lados uruguaio e brasileiro | Fo

 

Para dar prosseguimento à obra do Projeto Binacional de Saneamento Urbano Integrado do lado brasileiro de Aceguá, que iniciou no final de dezembro de 2018, a Prefeitura vai ceder uma área para Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), destinada à Estação de Bombeamento de Esgoto 2 (EBE 2). A cessão de uso será válida até 1º de outubro de 2035.

A obra é realizada com recursos do Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (Focem), Corsan, Prefeitura de Aceguá e Obras Sanitárias del Estado (OSE) do Uruguai. No lado uruguaio, a obra começou em agosto de 2017 e já foi concluída.

Conforme o vice-prefeito de Aceguá, Julio César Monteiro (Teda), a área cedida fica na Rua 510, com extensão superficial de 31,5 metros quadrados  e faz parte do Sistema de Esgotamento Sanitário do Município de Aceguá. Ele explica que a EBE 2 vai ser executada na via pública, mais especificamente na calçada e será subterrânea. “A cedência não interfere na mobilidade urbana, mas, por ser em via pública, a Prefeitura fez essa cessão de uso”, disse.

O vice-prefeito informa que a EBE serve para conduzir o esgoto de um lugar mais baixo, para outro mais alto, fazendo com que, a partir daí, siga se deslocando por gravidade. Segundo ele, obra está praticamente paralisada e somente intervenções nas estações de bombeamento e tratamento do esgoto foram efetuadas. “A paralisação, em parte , se deu devido à pandemia e também pelo pedido de um aditivo de valor junto ao Focem. Hoje, está com mais de 80% da rede coletora pronta”, disse.

O projeto binacional foi apresentado ao Focem, em 2012, na gestão anterior do prefeito Gerhard Martens e teve o convênio assinado em 2013, pelo ex-prefeito Júlio Pintos. A obra foi aprovada em 2013. Dois anos depois, em 2015, foi liberada a licença ambiental pela Fepam. Em julho de 2016, a Corsan realizou um processo licitatório para compra de materiais, que foi cancelado pelo Focem.

A obra, que abrange nove quilômetros de rede de coleta, distribuição e tratamento, pretende englobar 100% das residências, nos lados uruguaio e brasileiro. Ou seja, após a conclusão, a obra  irá beneficiar em torno de 1,2 mil pessoas na zona urbana de ambos as cidades-gêmeas.

A construção inclui a execução de 12.549 metros de redes coletoras nas bacias 1, 2, 3 e 4, além de 577 ramais prediais, estações de bombeamento, linhas de recalque, Estação de Tratamento de Esgoto com vazão de cinco litros por segundo e emissário final de Sistema de Esgotamento Sanitário (SES).

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br