MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Empreendedor

Bolsa de notícias

Em 17/12/2020 às 00:05h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Sebrae

Com o propósito de refletir sobre os principais desafios e a potência do empreendedorismo feminino, o Sebrae lançou na última semana de novembro a minissérie Sebrae Delas. O conteúdo está disponível gratuitamente no canal do Sebrae no Youtube. O primeiro episódio chamado “Diferentes negócios, realidade em comum” apresenta algumas dificuldades coletivas, enfrentadas pelas empreendedoras, mesmo com perfis bastante distintos. Todas as mulheres que integram a minissérie são empresárias atendidas no projeto Sebrae Delas. Entre os anos de 2019 e 2020, o projeto acolheu 10 mil empreendedoras, duas mil delas de maneira continuada. A minissérie vai abordar temas como liderança e relacionamento, equilíbrio da vida profissional com a pessoal, competência socioemocional, oportunidade de negócios, entre outras. 

Fiergs 

Os industriais gaúchos terminam o ano com expectativa positiva para as suas empresas e em relação à economia do País. É o que revela o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI-RS), divulgado nessa quarta-feira (16) pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), crescendo um ponto ante novembro. Desde maio, o aumento foi de 34,1 pontos, alcançando 66,1 em dezembro. Todos os componentes do ICEI-RS – condições atuais e expectativas – subiram este mês. O ICEI-RS varia de zero a cem pontos. Valores acima de 50 apontam confiança, que aparece mais disseminada entre os empresários quanto maior for o índice. O Indicador de Condições Atuais cresceu 39,5 pontos em sete meses consecutivos e alcançou, em dezembro, o maior valor da série histórica iniciada em janeiro de 2010: 64 pontos, contra 62,9 de novembro. O Indicador de Condições Atuais da Economia Brasileira atingiu 61,6 pontos, alta de 2,2 ante o mês passado. O percentual de empresários gaúchos que percebe melhora na economia brasileira é quase cinco vezes ao do que percebe piora: 55,1% e 11,2%, respectivamente. O Indicador de Condições Atuais das Empresas renovou o recorde histórico, passando de 64,6 pontos, em novembro, para 65,2, em dezembro, com 65,3% dos empresários acreditando em  melhora e somente 6,6%, em piora.

Para os próximos seis meses, o otimismo está ainda maior na pesquisa realizada entre 1º e 11 de dezembro com 197 empresas, sendo 39 pequenas, 65 médias e 93 grandes. O Índice de Expectativas cresceu um ponto na comparação com  novembro e termina o ano em 67,2. O resultado bem acima de 50 revela amplo predomínio do otimismo. As expectativas são positivas para a economia brasileira, com índice de 63,4 pontos. Em dezembro, quase seis em cada dez empresas no RS (58,7%) seguem otimistas com a economia. Apenas 6,6% continuam pessimistas. O Índice de Expectativas das Empresas cresceu de 68,2, em novembro, para 69,2, em dezembro, mostrando um otimismo disseminado com relação ao futuro.

Leia também em Empreendedor
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br