MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Esportes

Tato Moreira deve ser reeleito presidente do Guarany para 2021

Em 17/12/2020 às 01:00h
Yuri Cougo Dias

por Yuri Cougo Dias

Tato Moreira deve ser reeleito presidente do Guarany para 2021 | Esportes | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Mandato iniciou em 2019 - Foto: Divulgação

Já que praticamente o Guarany não entrou em campo neste ano, muitos planos não puderam ser colocados em prática. Para continuar com o projeto formado anteriormente, o trabalho da atual diretoria será mantido. Nos próximos dias, Tato Moreira deve ser reeleito presidente do Guarany, com novo mandato de 2021 a 2022, junto de Cleo Coelho e Jorge Kaé, vice-presidentes, e demais dirigentes que compõem o dia a dia do clube.

A nível de futebol, o projeto alvirrubro se concentra na Divisão de Acesso. Tanto que a decisão do clube foi não jogar o segundo semestre e utilizar o período para reorganização financeira e administrativa. Aliás, em 2019, após o título invicto da Terceirona, o Guarany também optou por não participar da Copinha que, na visão da atual diretoria, não gera um retorno que seja atrativo.

Em tese, o ano 2020 seria marcado pelo retorno do clube à Divisão de Acesso. Porém, somente três rodadas foram realizadas e a competição não teve prosseguimento. A convicção era plena dos diretores que, pelo grupo de jogadores e comissão técnica contratados, havia condições suficientes para que o Índio tivesse, no mínimo, uma boa campanha.

Adequações no estatuto

Com base nesse contexto, optou-se pela continuidade do projeto. E nesse período do futebol, além do pagamento de pendências trabalhistas, o alvirrubro também propôs uma reformulação administrativa, que passará pelo Conselho Deliberativo.

O planejamento é de que, em breve, haja eleição para 75 cadeiras do Conselho Deliberativo. Outras 25 serão de conselheiros natos. Quem votará serão os sócios-torcedores do Guarany, que possuam mais de um ano de vida social e que estejam em dia com as mensalidades. O mandato dos eleitos será de cinco anos.

Na prática, a finalidade do conselheiro é definir os principais rumos de um clube, desde a diretoria executiva ou qualquer ação impactante. “Parece redundante, mas o nosso desejo é que os conselheiros tenham a responsabilidade de ser conselheiros. Temos um universo de 135 conselheiros. Se tiver 50 pagando, é muito. Hoje, a arrecadação é de, no máximo R$ 2 mil por mês, entre conselheiros e sócios. Se tivéssemos a contribuição de todos, tranquilamente pagaríamos os credores e as contas do clube”, argumenta Tato.

Mas, para que haja essa reformulação, o primeiro passo é que o atual quadro do Conselho Deliberativo aprove uma alteração estatutária. A última adequação, segundo Tato, foi feita ainda em 1953. A mudança, segundo a diretoria, leva em consideração a atualização mais recente do Código Civil Brasileiro.

Galeria de Imagens
Leia também em Esportes
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br