MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

Alunos de pós-graduação da Urcamp têm publicações em revistas com excelência nacional

Em 22/12/2020 às 10:00h
Yuri Cougo Dias

por Yuri Cougo Dias

Alunos de pós-graduação da Urcamp têm publicações em revistas com excelência nacional | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Acadêmicos concluíram pós em Docência no Ensino Superior - Foto: Tiago Rolim de Moura

A tradição do ensino da Urcamp é comprovada quando aparecem diversos resultados pelo mundo afora, tanto no mundo acadêmico quanto no mundo profissional. E mais uma vez, alunos que concluíram, recentemente, a especialização em Docência no Ensino Superior foram responsáveis por registrar todo o conhecimento obtido durante a jornada. Isso por meio da publicação de artigos em revistas científicas de qualis-capes B2, uma das principais classificações de nível de pesquisa, considerada como “excelência nacional”. Aliás, a pós-graduação em Docência no Ensino Superior está com inscrições abertas para 2021.

Letramento acadêmico

Graduado em Engenharia Civil pela Urcamp, Felipe Correa da Rosa Leite, de 25 anos, concluiu a especialização em Docência do Ensino Superior com o artigo “Letramento Acadêmico: a prática da leitura no desenvolvimento acadêmico de alunos do curso de Engenharia Civil”.

A pesquisa consistiu em estudar sobre as práticas de leituras dos alunos do curso de Engenharia Civil da Urcamp e o quanto isso pode influenciar no desempenho, tanto da vida acadêmica quanto profissional, no que diz respeito a uma melhor desenvoltura na escrita e na fala. Devido à relevância, a publicação do artigo foi aceita no periódico Uninove, no Caderno de Pós-Graduação. “Desde que comecei a escrever o artigo eu tinha o interesse em publicá-lo, e estava na procura de uma revista para submeter o artigo. E com o auxílio da minha orientadora Veronice Camargo da Silva, encontramos uma revista, e buscamos ajustar o artigo para que se adequasse aos moldes. Ele foi aceito, porém necessitava de alguns ajustes, que ao serem sanados, finalmente foi aceito”, destaca.

Com essa publicação, Leite traça a busca por um Mestrado como próximo objetivo. “A publicação desse artigo pode contribuir e muito para a busca do Mestrado, que em breve espero estar inserido nesse meio. E, apesar de ser Engenheiro Civil, as áreas do Ensino e Educação me cativaram”, ressalta.

E para atingir esse objetivo, o acadêmico considera o trabalho realizado pelo corpo docente como fundamental no processo. “A Urcamp, tanto na graduação quanto na pós-graduação, dispôs de professores qualificados, que não mediam esforços para contribuir na vida acadêmica dos alunos, o que auxiliou em toda minha trajetória acadêmica e que fez me apaixonar por essa profissão. E espero que muito em breve eu também possa ser professor e conseguir compartilhar meus conhecimentos com os alunos”, conclui.

Utilização de metodologias ativas

Graduado em Administração pela Ufrgs, José El Abd Mohamad Badwan, 35 anos, foi outro que também conclui a especialização em Docência no Ensino Superior. No caso dele, por meio do artigo “A utilização de metodologias ativas: um estudo de caso no Ensino Superior”. A pesquisa consistiu em verificar de que forma estava sendo aplicado estas metodologias no Ensino Superior. “Para isso, foi realizado um estudo de caso na Graduação I da Urcamp, nos cursos de Administração e Ciências Contábeis do campus Bagé”, complementa.

O estudo lhe rendeu resultados significativos, tanto que foi premiado entre os melhores trabalhos da 16ª Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa do Congrega Online 2k20 da Urcamp. Tal feito rendeu, ao artigo, a publicação na revista científica do Congrega que também possui conceito qualis-capes B2, considerado como excelência nacional. “A publicação acadêmica é muito importante para a divulgação dos trabalhos científicos que estão sendo realizados pela universidade. E no meu caso, muito importante para qualificação do meu currículo acadêmico e para buscar outras oportunidades de estudo", enfatiza.

Com base no estudo realizado, Badwan agradece ao suporte oferecido pela instituição. “O curso de especialização em Docência no Ensino Superior da Urcamp me possibilitou ter contato com temas e métodos atuais sobre a docência, a prática docente, os métodos ativos de aprendizagem, a utilização de ferramentas e tecnologias de aprendizagem, dentre outros fatores até então não estudados na minha formação acadêmica. Ter realizado este curso, oferecido pela Urcamp, em Bagé, foi uma grande oportunidade para eu ampliar e diversificar minha formação”, frisa.

Pesquisas reforçam qualidade de ensino

Coordenadora da especialização em Docência no Ensino Superior, Viviane Gentil atuou, também, como orientadora de Badwan. Na concepção dela, as publicações feitas reforçam o trabalho que é desempenhado na instituição. “Há um incentivo ao longo do curso, por parte de todos os docentes, para que os alunos produzam artigos científicos. Ao finalizá-lo, eles devem ter uma pesquisa e publicá-la. Agora, estão iniciando a confirmação dessas publicações. São extremamente importantes, pois reforçam a qualidade do corpo docente dos cursos de especializações, que reúnem diversos doutores e mestres”, ressalta.

Professora responsável por orientar Leite, Veronice Camargo ressalta que o caso dele comprova que, se aluno e professor se dedicarem, os resultados podem ser significativos. “Foi um trabalho muito gratificante. O Felipe estudou muito e foi muito organizado. A revista tem qualis B2, o que é muito bom. Acredito que isso valoriza muito o curso e, também, pode incentivar outros para seguir se inquietando em buscar seus espaços. O mais importante que quero destacar é que o aluno precisa querer se desafiar. Foi uma construção coletiva, entre orientando e orientadora, mas fundamentalmente, o aluno precisa querer e o Felipe foi desafiado e aceitou o desafio. E sem dúvidas, valoriza muito o curso, pois potencializa a proposta”, argumenta.

Coordenadora das especializações presenciais e em EAD, Daniela Giffoni Marques enfatiza que o desempenho dos alunos que saem da Urcamp deixam evidente o trabalho que é realizado nos cursos. “Muitos alunos saem da Urcamp e têm um alto nível de desempenho no mundo afora. Bagé é celeiro em todas as áreas. Essas publicações valorizam o professor, o aluno e a instituição como um todo. Mostra que indo pelo caminho certo, e é isso que importa”, finaliza.

Galeria de Imagens
Leia também em Urcamp
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br