MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Semeadura da soja alcança 95% na Campanha gaúcha

Em 03/01/2021 às 16:30h

por Redação JM

Semeadura da soja alcança 95% na Campanha gaúcha | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Divulgação

A semeadura evoluiu lentamente na semana que passou, mas chegou a 95% na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé. Conforme a entidade, nos municípios onde não houve precipitações, a procedimento foi paralisado no aguardo de reposição da umidade nos solos.

"Já as chuvas ocorridas mais a Oeste da região – esparsas e em forma de pancadas – foram benéficas para germinação e emergência das lavouras recentemente plantadas. A cultura, aos poucos, consegue predominar nas áreas, com o fechamento de entrelinhas. Desde o final de novembro, as condições do tempo vêm mudando o quadro negativo de estiagem, detalha o Informativo Conjuntural divulgado, no dia 30 de dezembro, pela Emater.

Nas regionais de Erechim, Passo Fundo e Frederico Westphalen, as chuvas ocorridas em 26 e 27 de dezembro contribuíram para o desenvolvimento das plantas. Na de Erechim, os volumes médios de precipitações chegaram a 50 milímetros e mantiveram os níveis de umidade dos solos. Dos cultivos, 10% estão em germinação e 90% em estado vegetativo, com boa sanidade.

Na de Passo Fundo, o volume de chuva foi menor, em média 5,7 milímetros, mas suficiente para que os produtores conseguissem finalizar o plantio e chegar aos 648 mil hectares previstos na intenção para a safra. Os cultivos germinaram – em algumas lavouras com desuniformidade – e 100% estão em fase de desenvolvimento vegetativo, em bom estado fitossanitário. Na de Frederico Westphalen, as chuvas, que variaram de três a 35 milímetros, e a umidade relativa do ar favorável permitiram o bom desenvolvimento das plantas. Na semana, o foco recaiu no manejo de plantas invasoras e na aplicação de fungicidas nas lavouras de soja já emergidas, momento em que o monitoramento fitossanitário é importante para maximizar a eficiência das pulverizações.

Na regional da Emater/RS-Ascar de Pelotas, foi concluída a semeadura, alcançando 420.757 hectares. Produtores conseguiram escalonar os plantios com cultivares de diferentes estágios de maturação, objetivando as melhores práticas para o enfrentamento de estiagens. Das áreas de soja, 11% já entraram em florescimento. Produtores seguem o controle de invasoras e controle de pragas.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br