MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Esportes

Divisão de Acesso inicia no dia 4 de julho

Em 14/01/2021 às 01:00h
Yuri Cougo Dias

por Yuri Cougo Dias

Divisão de Acesso inicia no dia 4 de julho | Esportes | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Bagé encerrou 2020 com participação na Copinha - Foto: Yuri Cougo Dias

O que era especulado agora se tornou oficial. Em nota, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) confirmou o calendário do futebol gaúcho para 2021. Dentro desse cenário, a Divisão de Acesso foi oficializada para o segundo semestre, mais especificamente entre 4 de julho e 26 de setembro.

Na reta final, o Acesso vai transcorrer paralelamente à primeira fase da Copa FGF, visto que a competição está programada para ocorrer de 1º de setembro a 8 de novembro. O calendário também prevê datas para a Terceirona, que será entre 4 de abril e 18 de julho, competição, aliás, que sequer começou em 2020. A última edição foi realizada em 2019, quando o Guarany conquistou o título invicto.

A primeira competição do ano será o Gauchão, programado para acontecer de 28 de fevereiro a 23 de maio. Em documento oficial, a FGF justifica esta redistribuição dos certames em razão dos protocolos a serem seguidos frente à pandemia, bem como a imprevisibilidade das diretrizes sanitárias pela Covid-19.

Tradicionalmente, a Divisão de Acesso costumava ser realizada no primeiro semestre. E no segundo, os clubes sem divisões nacionais se dedicavam à Copa FGF, cujo atrativo são as vagas para a Copa do Brasil e série D do Brasileirão. Contudo, em razão da pandemia, os períodos tiveram que ser modificados.

Em 2020, a Divisão de Acesso foi paralisada na metade de março, com apenas três rodadas realizadas. Após seis de negociação, o campeonato foi oficialmente cancelado, desconsiderando qualquer tipo de resultado. Ou seja, ninguém subiu e ninguém caiu.

O Gauchão tinha iniciado mais cedo, portanto, quando a pandemia foi decretada na metade de março, a competição tinha transcorrido até a terceira rodada do returno. O retorno ocorreu no dia 22 de julho, encerrando em 26 de agosto, com o título do Grêmio sobre o Caxias. Mas, da mesma forma que a Divisão de Acesso, não houve rebaixamento. No entanto, Pelotas e São Luiz, que foram os dois últimos colocados na classificação geral, terão uma espécie de "rebaixamento financeiro". No Gauchão de 2021, ambos vão contar com meia cota dos direitos de televisionamento.

A única competição que conseguiu ser realizada integralmente, em 2020, foi a Copa FGF, que recebeu a denominação de Troféu Ibsen Pinheiro. O título foi conquistado pelo Santa Cruz, nas penalidades, diante do São José.

 

Expectativa por torcida nos estádios
Porém, embora o largo período sem futebol em várias cidades do interior, o fato da Divisão de Acesso estar programada apenas para julho permite com que se crie uma expectativa para a liberação de torcidas nos estádios. Até a data, a intenção das autoridades públicas é que a vacina contra à Covid-19 já tenha se expandido pela população. Ainda não se sabe se a liberação seria parcial ou não, porém, já há uma expectativa nesse sentido.

 

Indefinições no calendário
Já no que se refere às competições de categoria de base e competições femininas, a FGF divulgou com o status “a definir”. Segundo a entidade, as datas serão divulgadas em “momento oportuno (após definições e diretrizes dos órgãos de saúde pública em virtude de envolverem a participação de menores de idade) e as que já estão com data estabelecida poderão sofrer alterações, em virtude de novas orientações sanitárias, conforme se fizer necessário”. Esse tipo de situação abrange os estaduais sub-15, sub-17 e os femininos (adulto, sub-18, sub-16 e sub-14).

 

CALENDÁRIO

COMPETIÇÕES PROFISSIONAIS
Gauchão – 28/02 a 23/05 – 15 datas
Divisão de Acesso – 04/07 a 26/09 – 20 datas
Terceirona – 04/04 a 18/07 – 16 datas
Copa FGF – 1º/09 a 28/11 – 16 datas
Recopa – A definir

 

COMPETIÇÕES DE CATEGORIAS DE BASE
Estadual sub-20 – 02/05 a 18/07 – 12 datas
Copa sub-20 – A definir
Estadual sub-17 – A definir
Estadual sub-15 – A definir

 

COMPETIÇÕES FEMININAS
Adulto – A definir
Sub-18 – A definir
Sub-16 – A definir
Sub-14 – A definir

Galeria de Imagens
Leia também em Esportes
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br