MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Augusto Lara projeta desburocratização e ampliação das sessões ordinárias

Em 16/01/2021 às 00:00h

por Redação JM

Augusto Lara projeta desburocratização e ampliação das sessões ordinárias | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Petebista adianta propostas que pretende implementar em sua gestão / Foto: Yuri Cougo Dias

O Legislativo bajeense pode implementar uma rotina nova rotina após o recesso parlamentar, com a ampliação da agenda de sessões ordinárias. O presidente da Casa, vereador Augusto Lara, do PTB, explica que a intenção é realizar sessões mais voltadas para debates, às segundas e sextas-feiras, e uma espécie de sessão deliberativa, com foco mais voltado à votação de propostas, às quartas-feiras. A intenção, de acordo com o petebista, é tornar a tramitação mais ágil. A medida inclui uma proposta mais ampla, que prevê a desburocratização da Câmara.

O caminho passa pela revisão do regimento interno. O trabalho está em andamento, através de uma empresa contratada no ano passado, e da atuação da assessoria do Legislativo, que, nas palavras do presidente, está ajudando a lapidar a proposta. “Queremos trazer mais eficiência para a Câmara, para tratar assuntos que muitas vezes requerem urgência. Um projeto, muitas vezes, fica um ou dois anos tramitando na casa. Não vamos tirar, nem limitar as prerrogativas dos vereadores. Mas vamos desburocratizar, modernizando o processo, para que um projeto desses possa ser, de fato, discutido em plenário”, argumenta.

 

Modernização
A pauta de prioridades elencadas pelo presidente da Câmara reserva espaço específico para o que qualifica como modernização da TV Câmara. O petebista adianta a intenção de promover melhorias no sinal e mudanças na programação. O objetivo, de acordo com Augusto, é ampliar a aproximação entre a televisão do Legislativo e a comunidade.

O processo de modernização, como define, também contempla mudanças visíveis no plenário. O presidente revela que estuda a instalação de paineis eletrônicos que permitam o acompanhamento das votações de projetos.

Também está sob avaliação a criação de um sistema que permita, aos vereadores, acompanhar a tramitação em tempo real, através de tablets ou smartphones, visando a redução do consumo de papel.

 

Câmara Conectada
Para cumprir a meta de integra o Legislativo à sociedade, Augusto Lara propõe a criação de um programa para acompanhar a evolução de projetos estratégicos, a exemplo da barragem da Arvorezinha. Batizado de ‘Câmara Conectada’, e funcionando em regime de conselho, o programa, que deve ser estabelecido por lei, vai reunir representações políticas e de entidades de classe. “A intenção não é pressionar o Executivo. A intenção é colaborar com os governos, auxiliar com soluções”, especifica.

O presidente esclarece que o objetivo, ao estabelecer o conselho através de lei, é tornar a iniciativa vinculada à Câmara, não ao mandato parlamentar. “É uma ação do Legislativo, não do vereador Augusto. Os outros presidentes poderão seguir tocando o projeto no futuro. O que queremos fazer é buscar termos de parcerias com o poder público e com as entidades, para acompanhar cada ação que é importante para a nossa cidade”, detalha.

 

Banco de Alimentos
A articulação pela implantação de uma unidade do Banco de Alimentos, em Bagé, também está entre as prioridades apresentadas por Augusto Lara. Recentemente homenageado com a medalha de honra ao mérito, pelo trabalho desenvolvido durante a pandemia, o petebista adianta que já iniciou tratativas para viabilizar a criação de uma estrutura capaz de atender os municípios da região da Campanha.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br