MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

ELLAS

Doações de 2020 enriqueceram o acervo do Museu Dom Diogo de Souza

O Dom Diogo de Souza é um dos mais importantes Museus do Estado do Rio Grande do Sul. Seu acervo é composto por peças importantes para a compreensão de período históricos de Bagé e região.

Em 23/01/2021 às 15:42h
Viviane Becker

por Viviane Becker

Doações de 2020 enriqueceram o acervo do Museu Dom Diogo de Souza | ELLAS | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Ernani Deiro efetuou doações de itens da sua família ao Museu

No decorrer do ano de 2020, apesar das restrições impostas pela pandemia do Covid-19, o Museu Dom Diogo de Souza, mantido pela Fundação Attila Taborda (Fat/Urcamp), manteve-se com seus atendimentos e solicitações de pesquisas e exposições on-line. Neste período também recebeu inúmeras doações de importância histórica, que irão se associar às coleções já existentes.

 

Comemoração aos 150 anos da Sociedade Italiana Anita Garibaldi

O advogado Ernani Deiro estendeu ao Museu Dom Diogo de Souza, o momento onde a Sociedade Italiana comemora seus  150 anos de história em Bagé. O ato foi marcado pela doação do acervo de sua família, em especial de Luigi Francesco Deiro (Francisco Deiro), que nasceu no norte da Itália, em Piemonte. Chegou ao Brasil em 1894, para trabalhar na fábrica de embutidos de um tio, em Rio Grande. Lá conheceu e casou com Margherita Redaelli (italiana de Milão), vindo logo após para Bagé, em 1896. Na rua General Sampaio teve um pequeno armazém e restaurante, sendo também ecônomo do teatro 28 de Setembro até seu incêndio. O progresso fez a expansão dos negócios, teve um grande armazém de varejo atacado de secos e molhados com engarrafadora de vinhos, comércio de materiais de construção e barraca de couros e ainda com uma Olaria na antiga vila industrial. Faleceu em 1931, deixando seu legado aos filhos.

 

O acervo da professora e pesquisadora Elaine Tonini foi doado pelos filhos, João e Renata Tonini Bastianello, e por sua irmã, Ivaine Tonini. Nele constam documentos, livros de pesquisas sobre os emigrantes, assim como livros de historia regional, universal de arte cemiterial e patrimônio histórico. Essas áreas eram fontes de pesquisa permanentes de Elaine até seus últimos dias de vida. Em seu acervo também haviam registros e fotos, inclusive em placas de vidros, cedidas pelo lendário jornalista Mário Lopes e que agora estarão guardadas, preservadas e eternizadas junto com as coleções de incalculável valor histórico, que integram o acervo do Museu Dom Diogo.

 

Gratidão aos doadores

Esses lugares de memória, como os Museus, nascem e vivem das doações espontâneas que são de grande valia para composição do seu conjunto. Ao longo de 64 anos, a mantenedora do Museu, a Fat/Urcamp, cumpre o papel de guardiã deste expressivo acervo.

A equipe gestora do Dom Diogo de Souza, professoras Carmen Barros e Maria Luiza Pegas, juntamente com a reitoria da Urcamp, Lia Maria Quintana, vem a público agradecer as doações recentes feitas por Neiva Martinez, Margot Lemos de Carvalho, Yara Botelho Vieira, Nuria Marum Pons, Bernadeth Nicoloso, Jussara Carpes, Heloísa Beckman, Família de João Bosco Abero, Adauto Tercius Simões Pires, Wagner Brasil, Maria Zilma Karam, Maria Helena Torrescassana, Antônio Tavares de Medeiros, Ondina Silva, Nair Negrine, Teresa Budó, Elizabeth Salgado, Família  Neves Portela, Iara Regina Parera, Jaqueline Ferreira, Emílio Wagner Kourrovski, Família  Osvaldo Moraes,  Fábio Lucas, Álvaro Lahorgue, Eron Vaz Matos, Dr Gerson Oliveira entre outros.

Na próxima edição do Caderno Ellas, vamos destacar as doações de Fabio Lucas, Adail Bittencourt e Antonio Karam.

 

Doações:

Pessoas ou empresas que queiram doar algum item para o acervo do Museu podem obter mais informações  pelo e-mail:  museudomdiogo@hotmaill.com

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br