MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Cáren Castencio propõe criação do conselho LGBTI

Em 29/01/2021 às 03:00h

por Redação JM

Cáren Castencio propõe criação do conselho LGBTI | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Projeto foi apresentado após sessão realizada para ouvir ativista dos direitos trans Julia Lima / Foto: Divulgação

Para marcar o Dia da Visibilidade Trans (29 de janeiro), a vereadora Cáren Castencio, do PT, protocolou, ontem, um projeto de lei que cria o Conselho Municipal de Promoção dos Direitos LGBTI, em Bagé.

Se a proposta for aprovada, o Conselho Municipal LGBTI terá a função de assessorar e propor políticas públicas nas áreas econômica, cultural, social e de enfrentamento ao preconceito e à violência de cunho LGBTIfóbico.

O projeto foi apresentado após sessão especial, proposta pela vereadora, para ouvir ativista dos direitos trans Julia Lima, por ocasião do Dia da Visibilidade Trans. Julia, que é bacharel em Direito e integrante do Coletivo Juntos, foi convidada pela parlamentar para abordar questões que envolvem a transexualidade e explanar aos vereadores o motivo pelo qual a data precisa ser registrada.

Julia destacou que 'no mês em que Bagé teve mais um assassinato de uma mulher trans, a Duda Laif, e que vereadoras trans de São Paulo são ameaçadas, inclusive com tiros (caso da covereadora do PSOL, Carolina Iara, que teve a casa alvejada recentemente), uma data como o dia 29 não é para ser celebrada, mas para lembrar da nossa existência e da nossa luta'.

Em sua manifestação, Cáren explicou a proposição, lembrando que o protagonismo em pautas como essa precisa ser dado a quem de fato ocupa o lugar invisibilizado. "Como mulher, sei como é ser representada por homens. Como negra, sei como é ser representada por brancos. O que os sujeitos LGBTI demandam de nós é espaço e voz, razão da sessão especial", pontuou.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br