MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

ELLAS

Camisa branca em 10 lições...

Por Janine Pinto Estilista/Colaboradora

Em 30/01/2021 às 13:17h
Viviane Becker

por Viviane Becker

Camisa branca em 10 lições... | ELLAS | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Grace Kelly

1- A camisa branca surgiu no Egito, e, à principio, tinha corte reto, com abertura somente para a cabeça. Com o tempo, seu nome mudou para Túnica Manicata. O comprimento até os joelhos, com corte para os braços. Era considerada uma roupa interior, uma espécie de lingerie, que só poderia aparecer sob o decote do vestido.

2 - Durante o percurso de criação, a camisa sofreu diversas alterações: perdeu mangas para ser usada em batalhas, recebeu babados no colo, para mostrar o luxo dessa área do corpo, e ganhou botões nos punhos. Tornou-se popular por motivos higiênicos. A partir daí, por volta de 1300, torna-se peça essencial do armário, representando status e elegância.

3 - Houve então uma valorização da peça pela qualidade dos tecidos, bordados e brancura, que era maculada pelo suor do trabalho. Os nobres usavam camisas impecavelmente brancas, com golas sempre altas, erguidas. Somente em 1853, passou-se a usar a gola virada para baixo.

4 - Por muito tempo, a camisa branca identificava hierarquia social. Os nobres eram diferenciados dos operários em função dos seus colarinhos.

5 - Estes colarinhos aumentaram de proporção e receberam adornos, como bordados e pedras. No século 19, a camisa ganhou variações e seu design começou a ser mais elaborado, como colarinhos pequenos, mangas bufantes, corte ajustado ao corpo e punhos diferenciados. Os alfaiates criavam camisas com mangas largas para pintores, sem uma das mangas para duelos de espada ou um modelo específico para a prática de esportes, por exemplo.

5 - Camisas brancas só passaram a fazer parte do armário feminino na década 30. A responsável por essa conquista foi Coco Chanel, novamente revolucionando a moda, adepta ao estilo masculino, adotou a vestimenta branca ao seu armário.

6 - Chanel percebeu que ficava melhor com roupas simples, inspiradas no guarda-roupa masculino, e era inteligente o suficiente para explorar sua descoberta.

7 - Com o passar do tempo, as camisas começaram a ganhar algumas variações, embora seu modelo básico permaneça, de forma geral, inalterado. O cinema norte-americano, bem como grandes artistas e movimentos culturais, ajudou a disseminar diferentes tipos de camisa e, durante as décadas, várias tendências surgiram.

8 - Estrelas como Audrey Hepburn e Grace Kelly usavam-na solta, com calças capri, ou por dentro de saias lápis impecáveis.

9 - Com materiais sofisticados, como a seda e transparências, em 1990 as camisas ganharam um ar mais sexy e feminino. Nessa década, as grandes marcas começaram a fazer diferentes versões da peça, nos mais diferentes moldes e detalhes. A camisa branca passou a ser essencial para combinar com peças de referência de outras épocas. Funcionava como um atualizador de looks.

10 - Seja nas revistas, propagandas, em famosas ou streetstyles, a camisa branca reina soberana em qualquer ambiente. É um clássico atemporal.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br