MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Gabriel Souza assume presidência da Assembleia Legislativa na quarta-feira

Em 02/02/2021 às 01:12h

por Redação JM

Gabriel Souza assume presidência da Assembleia Legislativa na quarta-feira | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Atualmente, emedebista exerce função de primeiro secretário / Marcelo Bertani/Agência ALRS


O deputado Gabriel Souza, do MDB, vai assumir a presidência da Assembleia Legislativa em sessão híbrida (composta de parte presencial e parte virtual), convocada para a quarta-feira, 3. O emedebista vai suceder Ernani Polo, do Progressistas.

Natural de Tramandaí, no litoral Norte, Souza é médico veterinário, pós-graduado em Gestão Pública e mestrando em Direito Empresarial e Cidadania. Foi líder estudantil, presidente da juventude do MDB gaúcho, presidente da juventude nacional da sigla e integrante do Conselho Nacional da Juventude. Também foi secretário de Planejamento de Tramandaí.

No primeiro ano de mandato na Assembleia, Souza foi líder da bancada emedebista e presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Entre junho de 2016 e dezembro de 2018, foi o líder do governo de José Ivo Sartori, do MDB. Nas eleições de 2018, recebeu 52.953 votos, para um segundo mandato na Assembleia gaúcha, sendo o mais votado do MDB.

O parlamentar tem, como principais bandeiras, o apoio ao produtor rural, a defesa da causa animal, o desenvolvimento regional e que define como 'Estado necessário'. Souza é autor da proposta de lei que proíbe, em todo o Estado do Rio Grande do Sul, a realização de corridas utilizando cães, com ou sem raça definida, de qualquer linhagem, variante ou categoria.

 

Sessão híbrida

A sessão solene de eleição e posse da mesa diretora da Assembleia, para o ano legislativo 2021-2022, terá formato híbrido, respeitando os limites de ocupação e as regras de distanciamento estabelecidos nas normas de proteção e de prevenção à Covid-19. O público poderá acompanhar a cerimônia ao vivo pela TV AL, Rádio AL, canal da AL no YouTube e página da AL no Facebook, a partir das 10h.

 

Prestação de contas

Ernani Polo apresentou a prestação de contas da gestão 2020/2021, na semana passada. Na abertura da solenidade, realizada na quinta-feira, foram exibidos vídeos institucionais relacionados ao foco da gestão, que foi a retomada da competitividade do Rio Grande do Sul, e à campanha Escolha de Valor. Polo apresentou das principais ações realizadas pelo Parlamento gaúcho ao longo de 2020 e começo de 2021, compiladas em um relatório de 80 páginas, que retrata as atividades nas áreas institucional, legislativa, administrativa e de comunicação e cultura.

O presidente destacou o diálogo, como uma das marcas de sua gestão, fazendo a interlocução constante dos diversos segmentos da sociedade com os demais poderes, citando as atividades do Fórum de Combate ao Colapso Econômico e Social e do Seminário da Competitividade. Ainda salientou a continuidade de projetos que tiveram início em 2019, como o Cresce RS e Valores que Ficam.

Falando dos desafios impostos pela pandemia do coronavírus, Polo enfatizou que o Parlamento nunca parou, e a gestão trabalhou para preservar vidas e salvar a economia. "Fomos a primeira Assembleia Legislativa do Brasil a implementar o procedimento de deliberação remota", pontuou, lembrando que, logo após, os trabalhos das comissões permanentes, que haviam sido suspensos em função da pandemia, também foram retomados. "O trabalho mudou de forma, mas ele não parou". declarou.

Em 2020, a Assembleia Legislativa, de acordo com balanço apresentado pelo presidente, teve uma economia de quase R$ 190 milhões com a racionalização dos gastos e a redução ou suspensão por algum tempo de ações de rotina por causa da pandemia. Ressaltou também que foram devolvidos ao governo do Estado R$ 46 milhões do Orçamento do Parlamento para serem investidos no enfrentamento à pandemia, no acesso à internet de alunos da rede pública estadual e da UERGS e no combate à estiagem.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br