MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Rede municipal retorna às aulas no dia 18 em modelo híbrido

Em 03/02/2021 às 02:00h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Rede municipal retorna às aulas no dia 18 em modelo híbrido | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: ArquivoJM

Após um ano sem aulas presenciais em todos os anos de ensino da rede municipal, o ano letivo de 2021, na rede municipal de Bagé, será realizado em formato híbrido, a partir do dia 18, com aulas online e presenciais, respeitando revezamento para diminuir a circulação de grandes quantidades de estudantes no ambiente escolar. A previsão é de que mais de 11,4 mil estudantes do pré, Ensino Fundamental, EJA e Ensino Técnico, retornem neste mês.

A chefe de gabinete da secretaria, Carmem Bueno, e o coordenador pedagógico, César Torres, explicam de que forma será organizado o revezamento das aulas presenciais, que será disponibilizado para todas as séries. “Cada turma será dividida conforme o tamanho de cada sala, para atendimento segundo as normas de distanciamento, com 3m² por aluno. Os grupos farão rodízio para atendimento presencial, e enquanto um vai à escola, os outros realizam as atividades em casa”, explica Carmem. As aulas terão duração de duas horas e meia para que seja possível a higienização dos espaços para as aulas do turno seguinte.

Torres salienta que os pais terão a liberdade de decidir se os filhos retornam ou não ao presencial. Contudo, os pais que optarem por manter os filhos em atividade remota, deverão se comprometer, através de um termo na escola, com a realização, em casa, das atividades propostas. “O ensino remoto cumpriu seu papel ao longo do ano de 2020, mas sabemos que o ensino remoto, somente, deixou muitas sequelas. Temos ainda muita defasagem com relação ao processo, temos consciência que as dificuldades que ficaram devem ser sanadas. Sendo assim, entendemos que, neste momento, com toda a precaução necessária, a gente conseguiria de forma gradual ir atendendo os alunos”, explica Torres.

Os professores com mais de 60 anos também poderão optar por seguir trabalhando em home office, enquanto os professores de grupos de risco deverão providenciar o atestado médico e apresentá-los na Biometria. As equipes diretivas das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI’S) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF’s) retornam no dia 10 de fevereiro para receberem todas as orientações e recomendações de como será o ano letivo. No dia 11 de fevereiro é assinalada a reabertura oficial, por meio de live direcionada a todos os professores. Já no dia 18 de fevereiro retornam as aulas, no formato híbrido.

As turmas de berçários e maternais ainda não retornam em fevereiro, somente em março. Voltam prés, anos iniciais, anos finais, Educação de Jovens e Adultos (EJA), técnico e polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

A decisão, oficializada em reunião com parte da equipe da secretaria e Conselho Municipal de Educação com o prefeito Divaldo Lara na segunda-feira, atende orientação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para que se tenha a reabertura das escolas, frente aos danos causados pela longa permanência fora do ambiente escolar. “As crianças terão todo o cuidado e orientações da Vigilância Sanitária. Esta modalidade veio para ficar até que tudo se normalize totalmente”, acredita a secretária Adriana Lara. 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br