MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Aeroporto de Bagé recebe parecer favorável para certificação

Em 05/02/2021 às 00:00h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Aeroporto de Bagé recebe parecer favorável para certificação | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: ArquivoJM

O processo de certificação operacional do Aeroporto Internacional de Bagé - Comandante Gustavo Kraemer está perto de ser concluído pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) concedeu parecer favorável à certificação que está sendo pleiteada desde abril 2019.

O processo de certificação operacional de aeroportos é o meio pelo qual é feita uma avaliação da infraestrutura do lado do aeródromo (demarcado por toda a área de movimento destinada às atividades de pouso, decolagem e taxiamento de aeronaves) e da capacidade de seu operador de cumprir os regulamentos técnicos da Anac.

A certificação de um aeroporto define as especificações operativas do aeródromo, ou seja, os tipos de operações aéreas que o aeroporto está autorizado a receber e atesta a capacidade do operador de aeródromo de cumprir os regulamentos técnicos da Anac relativos à segurança operacional e resposta à emergência aeroportuária, comprovada por meio do Manual de Operações do Aeródromo (Mops) aprovado pela Agência.

Conforme o superintendente do aeroporto de Bagé, Anilson Silveira Gonçalves, ainda estão faltando alguns trâmites para a finalização do processo. Ele acredita que até março já esteja concluído. “Após análise de documentos, devemos enviar o Manual de Operações atualizado para recebermos a Certificação Provisória. Essa análise já está em andamento junto a Anac”, disse.

O aeroporto recebeu várias melhorias, como uma obra no pavimento da pista e no pátio, além da retirada de uma cerca para que a unidade possa receber aeronaves que comportam até 70 pessoas em cada viagem, do porte que a empresa Azul projeta colocar em operação. Gonçalves acredita que após todos os trâmites concluídos, os voos regulares de Bagé para Porto Alegre devam ser retomados.

Os voos foram suspensos no final de março de 2020, cumprindo uma série de medidas para controle da pandemia do novo coronavírus. Neste período, a Azul, que foi a primeira empresa a ter interesse em operar em Bagé, adquiriu a Two Flex, que realizava o trajeto em parceria com a Gol, desde setembro de 2019.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br