MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

ELLAS

Biquíni em 10 lições

Janine Pinto Estilista/colaboradora

Em 06/02/2021 às 00:36h
Viviane Becker

por Viviane Becker

Biquíni em 10 lições | ELLAS | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Leila Diniz ostentou sua gravidez de biquini e fez história

1. Os primeiros registros da peça foram em Pompeia. Arqueólogos descobriram várias estátuas da deusa Vênus vestida de biquíni.

2. Foi em 1946 que o engenheiro automotivo francês Louis Réard, que na época administrava a loja de lingerie da mãe, apresentou duas pequenas peças. Em Paris, ele proveu o traje ao “menor maiô do mundo”. Ao mesmo tempo, e sem saber, o designer de moda Jacques Haim estava trabalhando num design semelhante. Réard chamou sua invenção de biquíni por causa dos testes nucleares no atol de Bikini.

3. Com as conquistas femininas, a moda praia evoluiu e começou a ganhar a cara que conhecemos hoje. Nos anos 50, virou elemento sensual na publicidade, com as divas do cinema americano e as pin-ups. Em 1956, a Brigitte Bardot eternizou a peça, no filme “E Deus Criou a Mulher”, ao usar um modelo xadrez vichy.

4. Nos Estados Unidos, houve uma resistência bem-sucedida ao biquíni até o começo dos anos 1960, quando uma nova ênfase à liberação juvenil inundou as praias americanas com a peça. A criação foi imortalizada com a música “Itsy Bitsy Teenie Weenie Yellow Polka-Dot Bikini” (“Biquíni de Bolinha Amarelinho).

5. Nos anos 60, Helô Pinheiro, a celebre Garota de Ipanema, imortalizada pela música na voz de Tom Jobim, democratizou de vez o uso do biquíni e desfilou os mais diferentes modelos pelos calçadões cariocas. Jânio Quadros, ex-governador de São Paulo, é eleito para a presidência da República em 1960 e, durante seu curto mandato, proíbe o uso de maiôs em concursos de beleza e o uso de biquínis nas praias.

6. Ainda assim, a popularidade da peça continuaria a aumentar na década de 70, enquanto as peças ficavam menores. Tecidos como o crochê faziam sucesso, ao mesmo tempo que a indústria têxtil desenvolvia materiais preparados para a praia, a exemplo da lycra. Nesses anos também surgiu a tanga.

7. Na década de 70, uma das aparições mais famosas nas areias tupiniquins foi da atriz Leila Diniz. Ela ostentou sua gravidez de oito meses na praia de Ipanema usando um biquíni. A imagem se tornou símbolo da liberação feminina dessa década.

8. Os anos 80 figuram os modelos asa-delta e o de lacinho nas laterais, além do sutiã cortininha. E quando o biquíni já não podia ser menor, surgiu o imbatível fio dental, agora ressurgido em pleno 2021.

9. Com a chegada dos anos de 1990, a história do biquíni no Brasil se consolidou no mercado com um verdadeiro arsenal para o beachwear. Foi aí que surgiram as saídas de praia, sacolas coloridas, chinelos, óculos, chapéus, cangas e toalhas e os acessórios também ganharam muita importância.

10. Chegamos na metade da década, que apostou cada vez mais em tecnologia nos tecidos, nas estampas e nas modelagens, completando a história da peça. O biquíni brasileiro é conhecido e reconhecido internacionalmente, seja por seu estilo mais ousado, por sua qualidade ou mesmo pela criatividade dos modelos, que o diferencia dos outros fabricados em outros países

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br