MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Divórcios em Cartórios de Notas registram aumento no segundo semestre de 2020 em Bagé

Segundo semestre do ano passado registrou aumento de 39% em relação à 2019 e salto de 27 pontos percentuais em relação à média anual desde 2011

Em 07/02/2021 às 00:00h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Divórcios em Cartórios de Notas registram aumento no segundo semestre de 2020 em Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Agência Brasil

O longo período de convivência contínua entre casais durante a pandemia e a facilitação do processo de divórcio em Cartórios de Notas, agora também realizados pela internet pela plataforma (www.enotariado.org.br), já apresentam seus reflexos para as famílias em Bagé. Levantamento do Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS), entidade que reúne os Cartórios de Notas da cidade, aponta que o segundo semestre de 2020 registrou o maior número de dissoluções matrimoniais na cidade desde 2013.

O número total de 39 divórcios extrajudiciais, realizados diretamente em Cartórios de Notas de Bagé, no segundo semestre de 2020, é 39% maior do que as 28 dissoluções matrimoniais de 2019. O número é ainda 27 pontos percentuais maior do que a média da variação anual de divórcios entre 2011 a 2019, que registrava crescimento de 12% desde o ano seguinte à introdução do divórcio direto no Brasil (Emenda Constitucional nº 66/2010).

No Rio Grande do Sul, o número total de 3.460 divórcios extrajudiciais, ocorridos no segundo semestre de 2020, é 7% maior do que as 3.221 dissoluções matrimoniais do mesmo período em 2019. A variação entre os dois anos é ainda 7 pontos percentuais superior à média histórica do estado, que apontava uma média estável (0%) nos divórcios em Cartórios desde 2010.

 

Divórcio online
Para realizar o divórcio em Cartório de Notas, o casal deve estar em comum acordo com a decisão e não ter pendências judiciais com filhos menores ou incapazes. O processo pode ser realizado de forma totalmente online, por meio da plataforma e-Notariado (www.e-notariado.org.br), onde o casal, em posse de um certificado digital emitido de forma gratuita por um Cartório de Notas, poderá declarar e expressar sua vontade em uma videoconferência conduzida pelo tabelião.

Os serviços desta plataforma também estão disponíveis em dispositivos móveis. Pelo eNotariado também é possível realizar testamentos, inventários, uniões estáveis, escrituras de compra e venda e muitos outros atos. Os valores são os mesmos praticados nos serviços presenciais e regulamentados em tabela definida por lei estadual.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br