MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Grupo Borogodó abre inscrições para Festival de Teatro online

Em 08/02/2021 às 16:08h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Grupo Borogodó abre inscrições para Festival de Teatro online | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Gabriel Botelho e Junior Sifuentes em cena Foto: Divulgação

As inscrições para o 1º Festerê, Festival de Teatro para Infância e Juventude, criado pelo Grupo Borogodó, de Porto Alegre, em parceria com a 5 Atos Produções, estão abertas até o dia 22 de fevereiro. O evento vai selecionar 18 espetáculos infanto-juvenis e nove oficinas artísticas dos segmentos teatro, música, dança, circo, literatura, artes visuais e brincadeiras populares. Podem se inscrever artistas de todas as regiões do estado através do site do grupo (www.grupoborogodo.com.br).

O festival, dirigido pelo artista Gabriel Botelho, aposta em uma linguagem divertida para envolver o público em situação de isolamento social com brincadeiras, desafios e muita interação virtual. Com um programação totalmente online, acessível e gratuita, parte dos espetáculos contará com legendas, interpretação em LIBRAS e reserva de vagas para artistas autodeclarados Pessoa com Deficiência. O Grupo Borogodó também ministrará uma oficina teatral e será o responsável por mediar os bate-papos entre os artistas do evento e o público a fim de compartilhar os processos criativos dos trabalhos que irão compor a mostra oficial.

O encerramento do 1º Festerê se dará com a estréia de “Viagem ao Centro da Terra”, uma criação audiovisual livremente inspirada na obra homônima de Júlio Verne, com atuação de Junior Sifuentes, que se transformará em um espetáculo teatral infanto-juvenil depois do período de pandemia.
Contemplado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, além de artistas, oficineiros e companhias, o Festerê remunerará cerca de 30 profissionais da área da cultura, entre eles produtores, designers, editores e músicos.

Para o diretor Gabriel Botelho, 'idealizar e concretizar a produção de um festival com certeza é a realização de um sonho'. “Isso impacta direta e positivamente na vida de muitos outros artistas e técnicos da cultura, à medida que também se torna uma ação potente de produção cultural na cidade de Porto Alegre, o que acaba por virar uma marca, uma parte da identidade dela. Por isso, é preciso que se defenda e fortaleça leis de resgate à cultura como a Aldir Blanc, já que foi graças a ela que impulsionamos nossas atividades e podemos gerar renda e trabalho para outros colegas artistas do Rio Grande do Sul”, pontua.

 

Grupo Borogodó
O Grupo de Teatro Borogodó surgiu no final de 2016, criado por pelos atores Gabriel Botelho e Junior Sifuentes. Desde então vem em constante produção teatral e pedagógica, criando e encenando “O Misterioso Segredo das Pequeninas Grandes Coisas”, primeiro espetáculo infanto-juvenil brasileiro a falar do rompimento da barragem de Fundão em Mariana, Minas Gerais, ocorrido no ano de 2015 e que tristemente eternizou o rio Doce na memória de nosso país. Já apresentou esta encenação para um público de mais de 20 mil pessoas em inúmeros municípios gaúchos, participando de eventos importantes como a Feira do Livro de Porto Alegre e a Virada Sustentável.

O Grupo realiza atividades formativas na área do teatro e do circo em espaços como a Casa de Cultura Mario Quintana e o Centro Cultural CEEE Erico Veríssimo, formando mais de 120 alunos nos últimos dois anos, Traz em sua trajetória a pesquisa e a produção interdisciplinar, escrevendo diversas encenações e espetáculos adultos e infantis consistentes. Atualmente desenvolve atividades formativas virtuais devido à pandemia e está em fase de criação dos espetáculos “Viagem ao Centro da Terra” e “A Volta ao Mundo em 80 dias”, livremente inspirados na obra homônima de Júlio Verne.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br