MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Mais de 1,2 mil provas digitais teóricas para CNH já foram aplicadas em Bagé

Em 08/02/2021 às 00:00h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Mais de 1,2 mil provas digitais teóricas para CNH já foram aplicadas em Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Na primeira fase do sistema, provas eram aplicadas em computadores especificamente configurados nos CFCs / Foto: Divulgação

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS) publicou uma portaria com o cronograma de implementação de provas digitais teóricas para a realização da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nos Centro de Formação de Condutores (CFCs) do Estado. O município de Bagé, que conta com um CFC, consta na lista. Porém, de forma pioneira, o centro local aderiu ao projeto-piloto para aplicação de provas teóricas, com a supervisão remota do fiscal do Detran-RS, em agosto de 2020. 

De acordo com o Detran-RS, desde de a implantação até agora, foram aplicadas 1.247 provas teóricas nesse formato, em Bagé. Segundo a assessoria de comunicação do Departamento, na cidade, a 'lista de espera' é somente para os retestes (candidatos reprovados). Os demais candidatos de reciclagem, primeira habilitação e cursos especiais, conseguem realizar o exame na mesma semana que terminam o curso teórico, no mais tardar, na semana seguinte. O Detran-RS considera a demanda de exames teóricos controlada.

Conforme a portaria, a partir do cronograma de implantação, a realização dos exames teóricos eletrônicos nos CFCs credenciados passa a ser obrigatória. O prazo limite para implementação em todos os CFCs é até o dia 31 de dezembro de 2021 e, após a implementação, não será mais disponibilizada a realização de provas impressas ou vagas em salas eletrônicas do Departamento, que serão reservadas para candidatos de cursos de reciclagem na modalidade EAD, eventualmente não atendidos nos CFCs.

Para realizar a prova, o candidato deve agendar diretamente no CFC. Compete ao Detran-RS designar, servidores e examinadores, fiscalizar, auditar ou acompanhar a aplicação dos exames de forma presencial, remota ou eletrônica, no ato da aplicação ou posteriormente, por meios eletrônicos, nas gravações realizadas.

As questões serão disponibilizadas a cada candidato, por meio do Sistema Eletrônico de Provas Teóricas do Departamento, e extraídas do banco de questões elaboradas por equipe técnica da autarquia.

O exame será realizado de forma individual. É vedada a consulta a terceiros ou a qualquer meio físico ou eletrônico. Para o início do exame no CFC, será efetuada identificação biométrica facial do candidato. O resultado será disponibilizado no site do Detran-RS ou por meio de consulta no CFC.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br