Cidade
Prefeitura planeja melhorias para trecho municipalizado da RSC-473

por Jaqueline Muza
O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) publicou a conclusão do processo de municipalização da RSC-473, em um trecho que compreende 4,87 quilômetros, da área do cemitério até o aeroporto. A mudança de responsabilidade, da também denominada Avenida General Artigas, foi solicitada pelo município de Bagé, no ano passado, e aprovada pela Assembleia Legislativa. A intenção da prefeitura, agora, com a finalização do processo, é investir na rodovia, porém, ainda não previsão de recurso.
De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, Jorge Duarte, a pasta já realizou três operações tapa-buraco na via. Ele explica que a usina asfáltica está parada desde dezembro, por falta de um gerador, que queimou. O secretário garante, porém, que já está sendo adquirido um novo equipamento para que a via seja toda recapeada. O planejamento do município prevê um projeto para a construção de uma rótula na entrada do bairro Tiarajú.
Duarte explica que o município deve manter a limpeza das laterais e também devem ser inseridos redutores de velocidade, sejam verticais ou horizontais. A municipalização da via era uma demanda desde 2017. Considerada uma das principais entradas e saídas do município, a estrada serve de acesso direto ao aeroporto. Ao longo do trecho, estão sendo instaladas diversas empresas, como hotéis e comércios.