MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

IGP registra alto índice de faltas em agendamento de serviços

Em 10/02/2021 às 00:00h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

IGP registra alto índice de faltas em agendamento de serviços | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Faltas em compromissos agendados no posto chegam a 35% em Bagé Foto: ArquivoJM

Levantamento realizado pelo Departamento de Identificação do IGP no Rio Grande do Sul apontou um alto índice de faltas em agendamentos para confecção da carteira de identidade – uma média de 40% nas agências do estado. Seguindo a tendência, a agência de Bagé também apresenta alto índice de faltas.

Somente de 18 a 29 de janeiro, dos 340 agendamentos, a agência de Bagé registrou 118 faltas – ou seja, 35% de ausência. O posto da Rainha da Fronteira está entre os maiores índices no estado no período. Para fins de comparação, os maiores registros no estado foram de Santa Maria e Ijuí, com 52% de faltas, cada.

Antes da pandemia de Covid-19, quando também havia atendimento por ordem de chegada, quem estivesse à espera no local era chamado para atendimento - e o horário, preenchido. Com a necessidade de evitar aglomerações e a adoção do agendamento exclusivamente pelo site, os servidores acabam à espera da chegada do próximo cidadão. Como não é possível fazer encaixes, já que pode estimular a formação de filas, as ausências acabam refletindo na demora no serviço, pois quem faltou em uma data, geralmente marca em outro horário vago posteriormente, ingressando novamente na fila e mantendo a demanda reprimida.

Os protocolos de segurança também agravam a espera. Como o encaminhamento da carteira de identidade requer que o cidadão toque na estação de trabalho para captura das impressões digitais e que retire a máscara para fazer a foto, é necessário aumentar o intervalo entre os atendimentos, para que seja feita a higienização completa dos locais. O cancelamento é feito na mesma página do agendamento (https://igp.rs.gov.br/agendamento-de-carteiras-de-identidade).

A diretora do Departamento de Identificação do IGP, Kátia Reolon Bittencourt, explica que o trabalho é desenvoldivo com carga máxima, para atender todas as solicitações. “Cada horário vago pode ser aproveitado por quem realmente precisa, por isso apelamos para a consciência da população”, reforça.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br