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Cidade

IGP registra alto índice de faltas em agendamento de serviços

Em 10/02/2021 às 00:00h

por Melissa Louçan

IGP registra alto índice de faltas em agendamento de serviços | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Faltas em compromissos agendados no posto chegam a 35% em Bagé Foto: ArquivoJM

Levantamento realizado pelo Departamento de Identificação do IGP no Rio Grande do Sul apontou um alto índice de faltas em agendamentos para confecção da carteira de identidade – uma média de 40% nas agências do estado. Seguindo a tendência, a agência de Bagé também apresenta alto índice de faltas.

Somente de 18 a 29 de janeiro, dos 340 agendamentos, a agência de Bagé registrou 118 faltas – ou seja, 35% de ausência. O posto da Rainha da Fronteira está entre os maiores índices no estado no período. Para fins de comparação, os maiores registros no estado foram de Santa Maria e Ijuí, com 52% de faltas, cada.

Antes da pandemia de Covid-19, quando também havia atendimento por ordem de chegada, quem estivesse à espera no local era chamado para atendimento - e o horário, preenchido. Com a necessidade de evitar aglomerações e a adoção do agendamento exclusivamente pelo site, os servidores acabam à espera da chegada do próximo cidadão. Como não é possível fazer encaixes, já que pode estimular a formação de filas, as ausências acabam refletindo na demora no serviço, pois quem faltou em uma data, geralmente marca em outro horário vago posteriormente, ingressando novamente na fila e mantendo a demanda reprimida.

Os protocolos de segurança também agravam a espera. Como o encaminhamento da carteira de identidade requer que o cidadão toque na estação de trabalho para captura das impressões digitais e que retire a máscara para fazer a foto, é necessário aumentar o intervalo entre os atendimentos, para que seja feita a higienização completa dos locais. O cancelamento é feito na mesma página do agendamento (https://igp.rs.gov.br/agendamento-de-carteiras-de-identidade).

A diretora do Departamento de Identificação do IGP, Kátia Reolon Bittencourt, explica que o trabalho é desenvoldivo com carga máxima, para atender todas as solicitações. “Cada horário vago pode ser aproveitado por quem realmente precisa, por isso apelamos para a consciência da população”, reforça.

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