MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Vans escolares devem cumprir exigências para retomar atividades

Em 09/02/2021 às 15:36h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Vans escolares devem cumprir exigências para retomar atividades | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
60 profissionais estão cadastrados Foto: ArquivoJM

O retorno das aulas presenciais em Bagé, a partir do dia 18 de fevereiro, também representa retomada para os profissionais que atuam no transporte escolar. Mesmo com o formato híbrido e revezamento para diminuir a circulação de grandes quantidades de estudantes, proprietários de vans já registram procura pelo serviço. A previsão é de que mais de 11,4 mil estudantes do pré, Ensino Fundamental, EJA e Ensino Técnico, retornem às aulas neste mês.

Para o retorno do serviço em segurança sanitária, o governo do Estado, através Centro de Operações em Emergências (COE), atualizou uma série de normativas para prevenção e controle do coronavírus e outras síndromes gripais no transporte escolar. O novo texto reafirma os cuidados com o “risco de transmissão da doença respiratória e com os prejuízos associados à privação de ensino presencial – associados ao consenso internacional de manutenção das atividades de escolares”.

As recomendações apresentam o conhecimento científico atual, com objetivo de proteger professores, outros trabalhadores da educação e transporte, alunos e familiares. O transporte escolar deve obedecer ao mesmo regramento do transporte coletivo de curta distância e transporte fretado, conforme determinação do Protocolo do Modelo de Distanciamento Controlado vigente no Rio Grande do Sul.

A normativa também prevê que o transporte escolar deve obedecer e respeitar o limite de passageiros, de acordo com determinação do protocolo e manter uma listagem atualizada com nomes e endereços dos passageiros.

De acordo com um dos 60 profissionais que estão credenciados na Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade, para realizar este tipo de transporte em Bagé, Fernando Figueira, os pais já estão buscando o serviço. “Retornaremos com 70% da capacidade da van. Se o veículo é para 16 pessoas, transportaremos 10 alunos, mais o motorista, com álcool disponível na entrada e todos de máscaras”, comenta.

Parados há quase um ano, os motoristas de van receberam, durante o período, três parcelas de R$ 700, que foram disponibilizadas pela prefeitura, através de lei municipal. “Esse valor foi de muita ajuda neste momento de pandemia”, define.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br