MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Prefeitura libera registro SIM para fábrica de embutidos

Em 12/02/2021 às 00:00h

por Redação JM

Prefeitura libera registro SIM para fábrica de embutidos | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Liberação de registro em definitivo representa legalização das atividades / Foto: Joanes Araujo / Especial JM

Hulha Negra conta com mais uma indústria credenciada para atuar com produtos de origem animal. A Administração Municipal, por meio da secretaria municipal de Agropecuária, Serviço de Inspeção Municipal (SIM), acaba de liberar o registro em definitivo, legalizando as atividades da Fábrica de Embutidos Mercado Léo, do empresário Léo Roque Kloppenburg.
Inicialmente, a fábrica vai produzir quatro tipos de linguiça: mista com e sem pimenta e suína com e sem pimenta. Este é o terceiro registro liberado em Hulha Negra e a Administração Pública comenta que já existem quatro em processo em fase final de regularização.

Kloppenburg ressalta que o médico veterinário Raoni Gonçalves é um dos idealizadores da fábrica de embutidos. “Este empreendimento vai contar com o suporte técnico do veterinário Raoni. Inicialmente vamos comercializar as linguiças no Mercado Léo e na Padaria Kloppenburg. Hoje a fábrica tem capacidade de abastecer todo o município com produtos de qualidade comprovada. A matéria prima das nossas linguiças são selecionadas para garantir muito mais qualidade para o nosso consumidor”, destaca o empresário.

O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado parabeniza o proprietário pelo empreendimento e destaca que o Município ganha em qualidade.  “A Administração Municipal investe em qualificação para os profissionais do SIM, pois tem a certeza de que a população é a mais beneficiada. Pois são esses profissionais que orientam e fiscalizam para o produto tenha a máxima qualidade para chegar até a mesa do consumidor. Vamos continuar implementando políticas públicas facilitando para o empreendedor para que, desta forma, mais fábricas sejam inauguradas no município gerando novas fontes de rendas”, destaca o prefeito.

O médico veterinário, responsável pelo SIM em Hulha Negra, Marcus Leitzke, também comemora a liberação do registro. “A responsabilidade de garantir a qualidade dos produtos é do próprio fabricante e neste contexto o SIM é um regulador e verificador da qualidade dos produtos fixando seu principal objetivo no zelo pela saúde dos consumidores”, pontua.

A secretária municipal de Agropecuária, Janice Silva da Silveira, lembra que a adesão do município ao SIM foi uma luta constante da Administração Municipal. “Diferente do que muita gente imagina, o SIM não é um simples “selo” que o produtor adquire para fixar na embalagem do alimento que produz. O registro tem por finalidade, a inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, adicionados ou não de produtos vegetais, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados, depositados e em trânsito no município.”

 

Serviço de Inspeção Municipal
O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) é vinculado à secretária municipal Agropecuária, e é responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal. Desta forma o SIM foi criado para garantir a segurança ao consumidor no consumo de carnes, pescado, leite e derivados, ovos, mel e demais produtos de origem animal.

A missão é garantir a qualidade dos produtos de origem animal que são produzidos e comercializados município. O SIM tem a função de licenciar e fiscalizar os estabelecimentos produtores de produtos de origem animal, bem como registrar os produtos destes estabelecimentos destinados ao consumo humano.

O SIM é responsável por exigir que os estabelecimentos observem os dispositivos legais, necessários para a qualificação dos produtos de origem animal produzidos em Hulha Negra, bem como disciplinar e regulamentar as técnicas de procedimentos industriais.

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br