MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Patrimônio do Daer em Bagé passará por avaliação

Em 16/02/2021 às 10:00h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Patrimônio do Daer em Bagé passará por avaliação | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Superintendência local não integra lista das estruturas que serão fechadas / Foto: Tiago Rolim de Moura

Dentro do plano de reestruturação e modernização do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) está prevista a avaliação de todos os imóveis das 17 superintendências da autarquia no Rio Grande do Sul, incluindo a de Bagé. A expectativa é a de que o patrimônio possa ser utilizado em permutas em troca de obras consideradas prioritárias pelo governo do Estado.

Na reunião de detalhamento da reestruturação, que busca otimizar a estrutura da autarquia e a dar agilidade a obras rodoviárias, foi informado que somados, os prédios da autarquia no Rio Grande do Sul têm valor estimado em mais de R$ 200 milhões, que podem ser revertidos em obras de pavimentação por meio de parcerias com empresas e outras instituições. “Seria o suficiente para pavimentarmos cerca de vinte acessos municipais que, há décadas, aguardam sua conclusão”, ilustra o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella.

A proposta está relacionada a outra medida anunciada durante coletiva: a reorganização das regionais do Daer distribuídas pelo estado. Seis delas serão fechadas e terão os servidores e as atividades absorvidos por unidades próximas. As demais deverão ser readequadas em escritórios menores.

Mesmo não estando incluída na lista dos fechamentos, a superintendência de Bagé passará por avaliação dos imóveis, que poderão se somar às buscas do governo por permutas. O reflexo disso, a curto prazo, pode ser a mudança do local de atendimento do Daer no município para um local menor e com estrutura mais enxuta, já que as sedes das superintendências também devem ser disponibilizadas nas negociações.

O diretor-geral do Departamento aponta que a reestruturação da autarquia é necessária e vai ao encontro das atuais atribuições do órgão. “Hoje, o Daer é um gestor de contratos terceirizados e atua dessa forma em 90% das obras em rodovias que administra”, afirma Luciano Faustino. “Setores estratégicos, como estudos e projetos, serão reestruturados para garantir um tempo menor de análise e aprovação”, exemplifica.

A reestruturação do Daer deve ser oficializada em decreto estadual até março, com previsão de seis meses para conclusão.
 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br