MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

As expectativas e investimentos de escolas particulares para a retomada das aulas

Em 21/02/2021 às 14:25h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

As expectativas e investimentos de escolas particulares para a retomada das aulas | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Classes interditadas permitem distância mínima de 1,5 m Foto: Tiago Rolim de Moura

Após os anúncios do prefeito, Divaldo Lara, e do governador, Eduardo Leite, sobre a retomada das aulas da rede pública, as escolas particulares se preparam para iniciar o ano letivo de forma presencial, após um ano, praticamente, com ensino online. A maioria das instituições optou por ensino híbrido, neste primeiro momento, mantendo apenas as aulas da Educação Infantil inteiramente presenciais.

A vice-diretora da Escola de Ensino Fundamental São Benedito, Filomena Siqueira Freitas, conta que estes últimos dias antes das aulas, que serão retomadas no dia 22, são de correria para finalizar os preparativos. Além de manter os protocolos sanitários exigidos - totens, álcool, cartazes, adesivos, sinalização no  chão - a escola investiu, também, em ampliações e adaptações para garantir o menor risco de contaminação possível. Oito novos banheiros foram construídos para evitar aglomerações dos pequenos no horário do intervalo.

A tecnologia também ganhou destaque nos investimentos, levando em conta que apenas os alunos da Educação Infantil terão aulas presenciais integralmente – em sistema de ampliação do número de turmas com quantidade de alunos reduzida em cada. Os demais contarão com ensino híbrico, em sistema de rodízio, com aulas online em tempo real, que serão acompanhadas, ao mesmo tempo, pelos estudantes em sala de aula e os que estão em casa. “Desde o ano passado, a escola assinou contrato com plataformas de gamificação da Matemática, como Matific, e Elefante letrado, na área de leitura, para que as crianças pudessem aproveitar, inclusive, nas férias”, conta. A escola também investiu em mais 30 computadores de última geração e internet de fibra ótica com link dedicado, além de um técnico em informática para dar suporte aos professores e alunos.

A diretora do Colégio Auxiliadora, Rose Dóglia, avaliou o ano de 2020 como “um ano de impacto, de se reinventar, sair de uma docência presencial para uma remota, trocar a canetas e o quadro branco por zoom, classroom e toda a parafernália tecnológica, no bom sentido, de forma imediata, sem treino, e colocar a aula no ar dentro da casa dos alunos”.

Agora, para 2021, ela projeta novos desafios, como retomar a vida escolar com cautela dentro do sistema híbrido, prezando por uma acolhida aos alunos que ficaram um ano em casa e precisam voltar a sistematizar o dia a dia. A ideia de Rose é otimizar a parte presencial do ensino. “Será um retorno cuidadoso, cheios de novas regras de convivência, onde a parceria estabelecida com as famílias em 2020 tem a mesma força neste ano. O somatório de forças para vencer este novo ano e fundamental”, aponta.

No Colégio Espírito Santo, onde as aulas também ocorrerão em sistema híbrido – as turmas se revezarão, com uma semana em sala de aula e uma semana em casa – a tecnologia volta como aliada, com transmissão simultânea das aulas. Isso vale a partir do primeiro ano, já que os estudantes da Educação Infantil serão recepcionados para a retomada das aulas presenciais de forma integral. “Vamos começar o ano letivo com a esperança de que tudo vai dar certo”, aponta Irmã Maria Ana Klein, diretora da instituição.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br