MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Desenvolvimento das culturas de verão na região é considerado bom pela Emater

Em 27/02/2021 às 06:37h

por Redação JM

Desenvolvimento das culturas de verão na região é considerado bom pela Emater | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Lavouras de soja continuam apresentando elevado potencial produtivo | Foto: Divulgação/Emater

A alta luminosidade do período contribuiu para o bom desenvolvimento das culturas de verão, segundo avaliação divulgada, nesta semana, pela Emater. De acordo com o Informativo Conjuntural de quinta-feira, do total implantado, 6% das áreas estão em maturação e a cultura ainda não começou a ser colhida, enquanto que no mesmo período da última safra já haviam sido colhidos 2% das lavouras. Outros 54% das lavouras estão em fase de enchimento de grãos, 33% em floração e 7% em germinação e desenvolvimento vegetativo.

Na regional da Emater/RS-Ascar de Bagé, no geral, as lavouras de soja continuam apresentando elevado potencial produtivo. Os menores volumes de chuva e a maior radiação solar do período foram favoráveis ao desenvolvimento das lavouras semeadas em dezembro, estabelecendo condições adequadas ao enchimento de grãos, fase da maior parte da área cultivada. Na Campanha, as lavouras se recuperaram do estresse sofrido pelo excesso de precipitaçõesde 8 a 14 de fevereiro. A taxa de crescimento das plantas foi bastante expressiva ao longo das últimas semanas, havendo muitas lavouras com plantas de porte superior a 1,5 metro, com risco de acamamento.

Praticamente metade (48%) das lavouras de milho do Estado está colhida. "Toda a grande região Noroeste apresentou perdas pela estiagem, e as demais regiões têm boa produção e potencial produtivo. A safrinha apresenta bom desenvolvimento. Outros 17% da cultura estão em fase de maturação, 18% em enchimento de grãos, 10% em floração e 7% em germinação e desenvolvimento vegetativo", especifica do levantamento. Na Campanha, o aspecto geral das lavouras de milho é "muito bom", com exceções pontuais em áreas mais baixas, onde houve acúmulo de umidade devido às chuvas excessivas de 8 a 14 de fevereiro. "As temperaturas ao longo da semana e a boa disponibilidade de radiação solar foram importantes para a consolidaçãode produção nas lavouras predominantemente na fase reprodutiva. Em relação aoaspecto fitossanitário, relatos de ataque de lagartas são menos frequentesàmedida que as plantas atingem maior porte e pela frequência de chuvas fortes registradas nas semanasanteriores", menciona o Informativo.

A colheita do arroz, por sua vez, chegou a 5% das áreas implantadas. "A boa radiação solar na maioria das regiões produtoras favoreceu a cultura, que segue com bom desenvolvimento no Estado. Outros 31% da cultura estão em fase de maturação, 44% em enchimento de grãos, 18% em floração e 2% em germinação e desenvolvimento vegetativo", frisa a Emater, que destaca que, na região de Bagé, com 40% da área de cultivos do grão no Estado, o potencial produtivo das lavouras de arroz permanece elevado. "Um maior número de dias ensolarados e de temperaturas na faixa adequada para o desenvolvimento da cultura estabeleceu condições ambientais melhores queas ocorridas nas semanas anteriores. Na Campanha, as lavouras estabelecidas em dezembro ainda se encontram na fase vegetativa, sendo que as primeiras lavouras implantadasem outubro já se encaminham para a fase final do enchimento dos grãos", conclui a análise.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br