Fogo Cruzado
Sugerida criação de programa municipal de Renda Básica
por Redação JM
O vereador Flavius Dajulia (PT) protocolou, quinta-feira, na Câmara de Vereadores, um anteprojeto sugerindo a criação de um programa de Renda Básica de Cidadania e de Renda Básica Emergencial para Bagé.
A iniciativa, segundo ele, visa garantir uma receita complementar ou de subsistência, de forma universal, aos cidadãos bajeenses, cuja renda mensal seja de zero a um salário mínimo. Já o programa emergencial tem como objetivo prover um valor suficiente para que cada indivíduo possa sustentar com a mínima dignidade e segurança, a si ou sua família, durante o período de calamidade pública em decorrência da pandemia.
Em Bagé, mais de 26 mil pessoas receberam o auxílio emergencial do Governo Federal. Esse programa foi equivalente, no combate à miséria e desigualdade, há 10 anos de Bolsa Família. Assim, baseado nos resultados obtidos do auxílio emergencial, os programas de Renda Básica, de acordo com Dajulia, visam criar um mecanismo de transferência de renda para atenuar a miséria e desigualdade de Bagé e, indiretamente, aquecer o comércio da cidade, a principal engrenagem da nossa economia. “Seguiremos firmes nesta luta, pela vida e dignidade daqueles que mais precisam”, afirmou.