MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

ELLAS

TRENCH COAT em dez lições

Janine Pinto Estilista/colaboradora

Em 27/02/2021 às 00:04h
Viviane Becker

por Viviane Becker

TRENCH COAT em dez lições | ELLAS | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Primeiros trench coats utilizados por militares

1 - Popularizado pelos militares britânicos nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial, às quais deve seu nome, o "trench-coat" se tornou uma peça básica do guarda-roupas atual, assim como a camiseta e o jeans, também reinventados pela alta costura.

2 - Este casaco, caracterizado pelas costas duplas, ombreiras, cinto, nasceu da invenção prévia dos tecidos impermeáveis por Thomas Burberry e Aquascutum, em meados do século XIX, com as quais foram confeccionadas as peças militares adotadas depois pelos civis.

3 - O auge do trench-coat ocorreu depois de 1918, quando, influenciados pelo carisma que conferia aos militares, os civis passaram a adotá-lo.

4 - Depois se tornaram páginas em branco nas quais escrevem estilistas e criadores de moda, os desenhistas se apoderaram destas peças com o surgimento do prêt-à-porter, nos anos 60.

5 - O cinema e alguns personagens famosos logo deram sua importante contribuição para popularizá-lo: Humphrey Bogart, Jacques Tati, Robert Mitchum, Greta Garbo, Marlene Dietrich, Michele Morgan, Meryl Streep, mas também Winston Churchill, Rudyard Kipling, Arthur Conan Doyle e inclusive Ronald Reagan.

6 - Pode ser usado tanto no verão quanto no inverno, nas versões longa ou curta, e ser confeccionado com todo tipo de material.

7 - A marca britânica Burberry, casa que fez fortuna com o trench-coat e o tecido escocês, não para de reinterpretar a peça, sob a autoridade de seu diretor artístico, Christopher Bailey, que chegou inclusive a cortá-la, tornando-a um bolero-capa.

8 - A ideia de criar um casaco clássico, e ainda contemporâneo, foi incorporada nos anos 60. Os elementos do trench coat – a argola em d, o protetor contra chuva e as dragonas – ultrapassaram sua natureza funcional para se transformar em símbolos da moda.

9 - No final do século XX, os casacos foram renovados, refinados e revigorados. A linha dos ombros foi expandida, a cintura foi definida e os tecidos evoluíram para além da gabardine.

10 - O trench-coat preservou a integridade do seu desenho original e, ao mesmo tempo, se manteve como um clássico sem nunca perder seu estilo, passando sem mudar pelos dos efeitos da moda.

 

 

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br