MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Bandeira preta em todo o RS é confirmada e Bagé vai recorrer

Em 27/02/2021 às 06:18h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Bandeira preta em todo o RS é confirmada e Bagé vai recorrer | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Divulgação

Conforme adiantado em live por Eduardo Leite, na noite de quinta-feira, o mapa da 43ª rodada do modelo de Distanciamento Controlado classificou todas as regiões do mapa em bandeira preta, indicando risco altíssimo de contaminação. A adoção de medidas mais drásticas é uma tentativa do governo do Estado de frear a crescente contaminação da população e consequente aumento de internações para evitar um colapso no sistema de saúde público do Rio Grande do Sul, que já está com lotação acima de 90%.

Com a classificação em bandeira preta, as restrições de atividades e circulação nas ruas são rígidas, com fechamento total de comércio não essencial, por exemplo. Mantém-se abertos apenas serviço essenciais ao cidadão, como serviços de saúde humana e animal, serviços de manutenção de internet, luz e água, setor de alimentação, funerárias, bancos, entre outros, todos com restrição de lotação e acesso.

A medida não agradou o prefeito de Bagé, Divaldo Lara, que anunciou, na tarde dessa sexta-feira, dia 26, que recorrerá ao Judiciário contra o decreto do governo do Estado. A mesma atitude foi tomada pelo prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo. “No nosso entendimento, o governador está cometendo uma grande injustiça com Bagé e com outros municípios que estão com a pandemia sob controle, criando uma dificuldade econômica e uma possível convulsão social nos próximos dias. Muitos não terão como se sustentar. O Estado, que não aportou nenhum tipo de ajuda aos municípios, nenhuma linha de crédito, durante esta pandemia, estabelece agora um novo lockdown, o que é um absurdo. Não concordamos e vamos lutar contra esta arbitrariedade”, afirma o prefeito de Bagé.

O empresariado local, afetado diretamente pela medida, também se manifestou. Presidentes das entidades de classe da cidade recorreram à Prefeitura, unindo esforços com a gestão de Lara para o não cumprimento dos protocolos da bandeira preta.

Em uma carta encaminhada ao Executivo, justificaram que o fechamento do comércio como não sendo uma medida necessária e prudente, apesar de respeitarem a atitude do governo do Estado e do município de Bagé, tendo em vista o momento crítico que o Rio Grande do Sul enfrenta.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br