MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Parque Natural Municipal do Pampa atuará na defesa do bioma

Em 02/03/2021 às 10:01h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Parque Natural Municipal do Pampa atuará na defesa do bioma | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Investimento para criação de espaço supera os R$ 1,2 milhão |Foto: Divulgação

Aguardado desde 2014, quando ocorreu a criação legal da unidade de conservação, o Parque Natural Municipal do Pampa deve sair do papel ainda neste ano. Em sessão na Câmara de Vereadores, na última sexta-feira, foi aprovada a abertura de crédito adicional para ser aplicado na compra da área. Quando pronto e em operação, a expectativa do projeto é tornar o local a “maior sala de aula ao vivo do Bioma Pampa”.

O valor de R$ 1.298.312, 60, que será utilizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa para a regularização fundiária da área, foi destinado através de uma compensação ambiental da Usina Termelétrica Pampa Sul. A compensação é um mecanismo financeiro que visa a contrabalançar os impactos ambientais ocorridos ou previstos no processo de licenciamento ambiental de um determinado empreendimento.

O secretário Antenor Teixeira explica que o próximo passo do poder público será a abertura de conta, onde será depositado o valor. Feito isto, o município parte para desapropriação, indenização e pagamento dos herdeiros da área em questão.

Após a parte burocrática estar resolvida, iniciam os preparativos efetivos da unidade de conservação: “Aí começamos a etapa de estruturação do parque, cercamento de sede, planos e projetos dentro do Meio Ambiente com os biólogos, que irão montar estruturas de educação ambiental com grande significado”, destaca.

Teixeira relembra que a criação do Parque era uma luta encabeçada pelo biólogo Zeno Freitag, falecido em 2019, e que atuou por muitos anos na Secretaria de Meio Ambiente de Bagé. “Com certeza queremos fazer uma homenagem a ele na unidade de conservação”, adianta.

O que é o Parque Natural Municipal e qual a importância para o Estado?

O Bioma Pampa foi reconhecido em 2004 e é encontrado, exclusivamente, no Rio Grande do Sul, ocupando cerca de 63% do Estado e 2% do Brasil. Contudo, é um dos biomas encontrados no país com menor índice de unidades de conservação. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de junho de 2019, cerca de 43,7% da vegetação nativa do bioma já havia sido suprimida até 2016, tendo as monoculturas como principais agravantes.

Tendo isto em vista, o objetivo do Parque Natural é proteger, preservar e guardar uma parcela significativa do Bioma Pampa. A preservação da área permite a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, da recreação em contato com a natureza e do turismo ecológico.

Localizado no sul da cidade, o parque de 152 hectares apresenta diversos microssistemas: nas partes mais elevadas encontra-se vegetação mais rasteira, como gramíneas chircas, carquejas e vassouras; na parte mais baixa encontra-se a vegetação arbórea. O limite leste da área é delimitado por uma sanga, enquanto todo o limite oeste é delimitado pelo arroio  Bagé.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br